Inovação

Entenda como uma câmera jogada num vulcão revelou tubarões vivendo ali

por: Redação Hypeness

Se perguntarem o que você espera encontrar em um vulcão, provavelmente a resposta não será nada além de lava. E se a gente dissesse que existem tubarões também? Foi o que um grupo de cientistas descobriu no vulcão submerso Kavachi, localizado nas Ilhas Salomão. Ele é considerado um vulcão extremamente ativo, tendo entrado em erupção pelo menos 8 vezes desde 1939.

Os pesquisadores resolveram jogar uma câmera dentro de uma das crateras do vulcão para descobrir o que havia por lá. Mas eles não estava preparados para o que encontraram. Duas espécies de tubarões viviam no local.

O vídeo abaixo, divulgado pela National Geographic, mostra a descoberta:

Ainda é preciso compreender que tipo de adaptações permite que os animais sobrevivam no ambiente, em que a água é mais ácida e quente do que o normal. Além disso, não se sabe o que acontece com os tubarões quando o vulcão entra em erupção, mas é certo que eles não seriam capazes de sobreviver.

A dúvida é se os animais seriam capazes de reconhecer o perigo iminente e escapar ou se eles permaneceriam no ambiente. Quem arrisca um palpite?

tubarao