Inovação

Essa professora de filosofia se disfarçou como faxineira para ensinar uma lição preciosa aos alunos

05 • 07 • 2016 às 10:47
Atualizada em 24 • 10 • 2017 às 09:39
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Passavam-se vinte minutos do horário previsto para o início da primeira aula de filosofia do curso de agronomia do Instituto Federal Sertão Pernambucano, zona rural de Petrolina (PE), e a professora ainda não havia aparecido. Além dos impacientes alunos, somente uma faxineira, limpando a sala.

Ou era o isso que pensavam os alunos, que então começaram a reclamar. Indignados, comentavam sobre o acintoso atraso da professora, enquanto eles não poderiam jamais atrasar. A faxineira então se interessa, e pergunta qual era aquela aula. Diante da resposta dos alunos, ela segue: o que é filosofia?, ela pergunta. Irritado, um dos alunos respondeu: uma coisa que inventaram para reprovar estudantes.

PROF1

Mal sabiam eles que a tal faxineira era na realidade a própria professora de quem falavam. Sua identidade secreta só foi desvendada quando uma assessora adentrou o recinto, e a reconheceu. Antes disso, ela pode conversar incólume com os alunos sobre temas que interessam diretamente ao curso de filosofia, sem que eles sequer soubessem que já estavam estudando.

PROF2

“Aqui na instituição, a equipe de limpeza é maravilhosa, mas os alunos passam, esbarram e nem veem. Chamei a atenção para isso”, ela conta. “Nas aulas, a gente trabalha os temas de ética. Quando eu me proponho e, trazer um tema para os alunos, tenho a preocupação de que eles se apaixonem pela disciplina. Para mim, todo mundo nasce filósofo. E de repente, a gente para de agir assim. Em sala de aula quero rever isso e fazer com que os alunos voltem a questionar tudo”, explicou. Mesmo ao fim da aula, nem todos os alunos acreditavam que ela de fato fosse a professora. E sua ideia era mesmo essa: provocar os alunos, a fim de que pudessem questionar e se afetar por tudo que se dá à volta deles. Veja abaixo uma entrevista com a professora.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=I83-UUURh_I” width=”628″]

© fotos: reprodução

Publicidade

Canais Especiais Hypeness