Inovação

Este app reúne as ‘broncas’ que acontecem nas cidades e permite fiscalizar serviços públicos

Tuka Pereira - 28/07/2016 | Atualizada em - 29/07/2016

Monitorar, denunciar irregularidades nas vias públicas, cobrar melhorias… Todo mundo deveria se envolver na política de forma a se certificar de que aqueles que elegemos estão realizando o melhor trabalho possível para melhorar as cidades e país em que vivemos.

Para facilitar esta tarefa, um novo aplicativo chamado “Minha Bronca” permite que o usuário participe da comunidade de forma simples, porém direta.

A ferramenta funciona de forma colaborativa e é alimentada através de fotos enviadas pelos usuários de situações que remetam à necessidade de correção por meio de serviço público. A foto sempre deve acompanhar uma “bronca” descrevendo o motivo da reclamação e a localização que é ativada através do GPS do próprio celular.

MinhaBronca2

As denúncias podem ser compartilhadas no Facebook e, desta forma, mais pessoas ficam cientes da bronca, fato que ajuda a pressionar os órgãos públicos responsáveis e cobrar providências.

Segundo site do aplicativo, a missão da iniciativa é “contribuir para o aperfeiçoamento da democracia, sem partidarismo, incentivando uma participação cidadã nas questões políticas, com ajuda de instrumentos que facilitem a interação entre as reclamações e anseios dos cidadãos e o Poder Público Municipal”.

Por enquanto o aplicativo funciona nos 92 municípios do Rio de Janeiro, mas até dezembro o serviço deverá ser ampliado para o restante do país.

interna_bronca

MinhaBronca1

Todas as imagens © Minha Bronca

Publicidade


Tuka Pereira
Jornalista há mais de uma década e 'escrevinhadora' há muito mais tempo, Tuka Pereira aborda feminismo a gatinhos fofos com a mesma empolgação. Se existe algo que gosta mais do que escrever é carimbar o passaporte. Já esteve em boa parte do mundo e todo dinheiro que ganha gasta em viagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Homem-manga: o horticultor indiano que produz 300 tipos de manga em uma só árvore