Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O cenário é apocalíptico e fantasmagórico, como se a população de uma cidade inteira tivesse simples e subitamente abandonado o que estavam fazendo e fugido, largando tudo para trás – e de fato foi basicamente o que aconteceu. Assim permanecem as cidades dentro da zona vermelha de exclusão, no Japão, próximas à usina de Fukushima, depois do terremoto seguido de uma tsunami que assolou o país. Pela primeira vez, as regiões de Okuma, Futaba e Namie foram fotografadas hoje em dia, e tudo permanece intacto, como se a qualquer momento os locais fossem ser arrumados para voltarem a funcionar.
Quem realizou a perigosa proeza de visitar esses pontos e fotografa-los foi o jovem Keow Wee Loong, que arriscou a própria vida para entrar na zona proibida. A sensação imediata, segundo ele conta, foi de ardor nos olhos e um espesso cheiro químico no ar, mesmo com a máscara de proteção. Loong entrou no local sem autorização, de madrugada, alcançando a zona através de uma floresta, com nada além de um GPS e do Google Maps como instrumentos de orientação.
A região foi evacuadas assim que o alarme do tsunami ecoou, o que fez com que casas, lojas, escritório, restaurantes e mercados fossem abandonados perfeitamente como estavam, e por isso é ainda possível encontrar comida, roupas, computadores, produtos diversos e dinheiro ao alcance das mãos. Horas depois da evacuação, a explosão na usina aconteceu.
Segundo Loong, caminhar por uma cidade abandonada e pouquíssimo visitada nos últimos cinco anos foi como estar dentro de um estranho sonho infantil, em que se anda sozinho em um supermercado com tudo ao alcance da mão – mas, é claro, no sonho não existe o altíssimo nível de radiação que ainda permanece na zona vermelha de exclusão. Entre o fantástico e o terror, é como se lá a radiação tivesse impedido o tempo de passar.
Publicidade
É cubano e está acostumado a criar obras de grande dimensão. Jorge Rodríguez-Gerada terminou recentemente um...
O mundo parou de se mexer. É o que afirma a campanha Designed To Move, onde a atividade física como parte integrante...
"Trate sua vagina melhor do que seu rosto". Esse é o lema da Sustain Natural, uma empresa que oferece absorventes,...
Uma equipe ligada ao Departamento de Neurociência da empresa farmacêutica Merck divulgou nesta semana um estudo onde...
Se você já cortou grama pelo menos uma vez na vida, sabe o quanto é cansativo e chato. E porque não criar um robô...
A fotógrafa Diana Kim, natural da ilha de Maui, sempre conviveu com uma lacuna em sua vida: a ausência de seu pai....
Descrita como uma biblioteca multilinguística, que oferece acesso livre a tesouros culturais de livrarias e museus ao...
O vinil morreu? Morreu nada, quem morre somos nós, e o vinil fica. E se você pensa que precisa, por exemplo, lançar...
Tem gente que sempre tem problemas no aeroporto porque se empolga e leva mais bagagem do que a companhia aérea...