Inspiração

Exposição no Museu Olímpico da Suíça ensina visitantes a falarem ‘gostosa’ e ‘bundão’

Redação Hypeness - 04/07/2016

O museu olímpico de Lousanne, na Suíça, apresenta uma exposição sobre a cultura brasileira aos turistas que tenha interesse em visitar o Rio para os jogos. Entre a história, a arte, a cultura e a música da cidade, uma das instalações oferece ao frequentador a oportunidade de se familiarizar com palavras e expressões cariocas, e até arriscar os primeiros passos no português. E foi aí que o constrangimento começou.

Dentre os dez termos ensinados, como Copacabana e Muvuca, dois em especial causaram estranheza entre os brasileiros que tomaram conhecimento da instalação (provocando mal estar para o Comitê Olímpico Internacional e a própria direção do museu): a inclusão das palavras “bundão” e “gostosa” na lista de palavras a se aprender para vir ao Rio.

GOSTOSA1

Segundo a exposição, o termo “bundão” se refere a alguém medroso e, ao mesmo tempo, a literalmente uma bunda grande. Já “gostosa” quer dizer “Deliciosa, serve para qualificar a beleza feminina ou masculina. No seu uso masculino, gostoso”. A relações públicas do museu garantiu que não sabia o significado das palavras e, visivelmente embaraçada, afirmou que iria informar aos responsáveis.

A inclusão de um termo de natureza agressiva e outro de cunho sexista evidente reforça a imagem estereotipada e generalista que se tem do Brasil e da relação entre estrangeiros e o Rio. Além disso, em um momento de intensa afirmação e luta pela causa feminina, ensinar um termo como “gostosa” é estimular uma aproximação machista, agressiva e anacrônica com as mulheres. Diante de diversas campanhas contra o turismo sexual e a prostituição infantil durante os jogos, o Museu e o COI – que preferiu não comentar o ocorrido – merecem uma retumbante nota zero.

GOSTOSA2

© Fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Aprender a cozinhar: 7 livros que podem te ajudar