Fotografia

Fotógrafa gaúcha cria um emocionante álbum sensorial para casal de deficientes visuais

Redação Hypeness - 05/07/2016 | Atualizada em - 29/01/2020

Para deficientes visuais, a fotografia não tem nenhuma serventia. É possível, é claro, se descrever uma, mas aí a imagem vira narrativa – o mérito da beleza, nesse caso, seria de quem descreve, e não do fotógrafo ou propriamente da foto. Esse foi o dilema diante do qual se viu a fotógrafa gaúcha Márcia Beal, e que a comoveu de tal forma que a levou a contornar, ao menos em parte, essa questão.

Foto_N11

Acostumada a fotografar bebês para orgulhosos papais e mamães, quando viu chegar o casal Jorge e Carlise Vieira com a pequenina Natália no colo, o impacto em Márcia foi total: o casal era deficiente visual. A emoção rapidamente tomou conta da fotógrafa, ao se dar conta de que eles simplesmente não poderiam fruir de seu trabalho – que aquele seria um registo para os outros, até mesmo para Natália no futuro, mas não para eles.

Foto_N10

Comovida e determinada a oferecer algo mais para o casal, Márcia procurou uma dupla de artistas plásticos e com eles criou seu primeiro álbum em múltiplas dimensões, com texturas, textos em braile, impressão da foto em relevo para que pudesse ser sentida pela tato, materiais, tecidos e objetos utilizados na foto para também serem percebidos pelo toque, e até o cheirinho do bebê. O texto em braile de maneira geral descreve detalhes imperceptíveis, como a cor dos elementos na foto.

Foto_N6

Foto_N5

Foto_N4

Emocionados e agradecidos, a família Vieira mostrou a todos o que eles próprios já sabiam: há muitas outras maneiras de se perceber a vida do que somente pela visão. A vida, na realidade, exige de nós cada um de nossos sentidos – e, com afeto e amor, nos permite enxergar mesmo o que não somos capazes de ver.

Foto_N8

Foto_N7

Foto_N3

Foto_N2

Foto_N1

© Fotos: Márcia Beal/Reprodução TV Globo

Recentemente o Hypeness mostrou um app que permite aos deficientes visuais “enxergarem” o mundo. Relembre.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.