Fotografia

Fotografia de mulher negra parada diante da polícia americana vira símbolo da tensão racial no país

por: Redação Hypeness

Se você não estava em órbita, é provável que tenha visto a impactante foto aí acima nos últimos dias. Ela rodou o mundo e chocou a web ao mostrar uma mulher negra aparentando calma parada em frente a dois policiais fortemente armados.

A mulher, que foi identificada como Ieshia Evans, estava participando de um protesto contra a morte de Alton Sterling. Na terça feira, 5, o homem negro foi assassinado por dois policiais brancos, que atiraram nele enquanto estava imobilizado – um vídeo registrou a ação. Na mesma semana, outro homem negro havia sido assassinado pelos policiais sem nenhuma razão aparente no estado de Minnesota, também nos Estados Unidos, e sua morte foi transmitida ao vivo pela namorada.

A manifestação contra a brutalidade apresentada pela polícia contra a comunidade negra ocorreu no sábado, 16, nas proximidades da sede da polícia de Baton Rouge, nos Estados Unidos. A foto lendária foi tirada em meio a este cenário pelo fotógrafo Jonathan Bachman.

foto

Foto © Jonathan Bachman

Ieshia Evans é enfermeira e mãe de um filho. Mesmo assim, sua participação no protesto fez com que ela passasse a noite na prisão junto a mais de 100 manifestantes. Atualmente, ela já se encontra em liberdade, conforme informou em sua página do Facebook. Na rede social, a jovem diz ainda não estar preparada para dar entrevistas e pede que seus amigos não façam comentários em seu nome.

A imagem lembra outra fotografia emblemática registrada em maio deste ano, que virou símbolo de resistência: a ativista Tess Asplud parada diante de 330 nazistas em Borlänge, na Suécia, sobre a qual falamos aqui.

foto2

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
As loucas ‘beach parties’ dos anos 20 com convidados ilustres como Picasso e Hemingway