Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
E eis que o mundo não acabou depois que a Rede Globo exibiu pela primeira vez uma cena de sexo entre dois homens, na última terça-feira. Depois de décadas dialogando exclusivamente com o que a própria emissora dizia ser a posição conservadora de seu público (lê-se patrocinadores), aparentemente o jogo começou a virar e, com a lentidão que lhe é peculiar, enfim a Globo começa a se interessar pela vida real.
A novela Liberdade, Liberdade então mostrou uma cena de sexo entre os personagens interpretados por Ricardo Pereira e Caio Blat.
A mesma suposta celeuma ocorreu quando da exibição do primeiro beijo gay, dois anos atrás, entre os atores Matheus Solano e Thiago Fragoso. Em ambos os casos, curiosamente a reação do público, depois de décadas de manutenção da “polêmica”, parece ter sido majoritariamente positiva, o que nos leva a pensar até que ponto o próprio tabu – que obviamente eleva a audiência de qualquer programa de TV – não é uma perigosa construção comercial, mas que acarreta em efeitos muito mais graves do que lucro ou eventuais comentários na internet.
O fato é que, para além de uma mera fábrica de sonhos ou uma produtora de entretenimento, a televisão, especialmente no Brasil, é também uma fábrica de discursos, de posicionamentos políticos e sociais, e por isso um canal de TV necessariamente possui sim enorme responsabilidade – ainda mais lembrando se tratar de uma concessão pública.
Assim, é uma boa notícia que tal realidade se torne cada vez mais corriqueira dentro da TV, mesmo que a intenção seja também comercial. As conquistas da luta LGBT vão aparecendo, e não segregar ninguém do que se entende como um retrato da realidade nem fomentar tabus que ajudam a ferir e estigmatizar pessoas por sua orientação sexual, cor ou gênero é justamente parte dessa responsabilidade.
A cena, mesmo que rápida, foi bonita e bem realizada, tratando o amor com a devida força e naturalidade, e merece sim ser comemorada. Aparentemente a família brasileira segue muito bem, obrigado. Ela só não é unicamente formada por um homem e uma mulher, como jamais foi. Ainda bem.
© fotos: reprodução/TV Globo
Publicidade
Uma cena muito fofa aconteceu durante a aula do professor Claudio Hansen, no Descomplica. Enquanto explicava o...
A Copa do Mundo da Rússia está repleta de bons exemplos. Dentro e fora dos campos. Noticiamos no Hypeness seguidas...
Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o...
Claro que toda regra tem suas exceções - e cada corpo é um corpo e cada organismo funciona de um jeito. Mas vai...
Não é fácil trabalhar e ser mãe ao mesmo tempo. Crianças precisam dos pais por perto e a apresentadora Laura...
Pouco falamos sobre isto, mas o berço de toda a humanidade nasceu no continente africano, onde surgiu a raça humana e...
Quando foi diagnosticada com câncer aos 90 anos de idade, Norma Jean Bauerschmidt contrariou todas as recomendações...
Em 2020, a Magazine Luiza anunciou um projeto de trainees focado em pessoas negras para o ano de 2021. Após a...
Aos 6 anos de idade, ele começou a fazer a street dance em uma Fábrica de Cultura na Cidade Tiradentes, extremo leste...