Sustentabilidade

Há 700 anos, macacos prego usavam ferramentas no Piauí

por: Redação Hypeness

Você sempre achou que os homens eram os únicos seres vivos que sabiam manusear ferramentas de boa pelo mundo? Engano seu: uma equipe de cientistas acaba de descobrir que os macacos-prego já usavam ferramentas para quebrar castanhas de caju e extrair a sua parte comestível há cerca de 700 anos.

A descoberta foi realizada por um grupo de pesquisadores com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) após escavações no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. Durante a pesquisa foram encontradas ferramentas que eram usadas pelos primatas no século 13.

Ao todo, 69 ferramentas foram encontradas. Segundo os pesquisadores, os macacos escolheriam uma pedra achatada maior e mais pesada que era usada como base e uma menor usada como martelo para bater nas castanhas. As ferramentas seriam deixadas junto aos cajueiros.

macacos

Foto: Tiago Falótico/ IP-USP / Foto destaque via

As manchas nas rochas indicam que elas teriam sido usadas para quebrar castanhas de caju e há indícios de que os macacos mais velhos ensinavam a técnica aos mais novos. Neste período, os primatas da espécie já conviviam com humanos, mas não há indícios de que nossa espécie tenha estado na região em que os achados foram feitos.

Até hoje, a única espécie que se tinha notícia de fazer um uso pré-moderno de ferramentas eram os chimpanzés da Costa do Marfim – além dos humanos, é claro.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Este pequeno ecossistema permite cultivar hortaliças e criar peixes ao mesmo tempo