Arte

Instituto descobre gravações caseiras inéditas de Baden Powell num sarau em 1959

por: Redação Hypeness

Uma das medidas do gênio é o tempo. E basta poucos segundos de qualquer gravação de Baden Powell para perceber que o compositor e violonista carioca segue tocando cada vez melhor, mesmo 17 anos após sua morte. A descoberta de uma gravação inédita, pelo Instituto Piano Brasileiro, de um jovem Baden tocando em um sarau aos 23 anos de idade o confirma como um dos maiores violonistas de todos os tempos.

ACC-foto01

O sarau aconteceu em 1959, na casa da pianista Neusa França. Nas cinco gravações, registradas em fita de rolo, é possível ouvir Baden tocar algumas canções de sua autoria, e temas de outros compositores.

A precariedade é a peculiaridade que traz o charme desse tipo de gravação, com eventuais chiados e imperfeições que se afirmam como marcas estéticas, uma característica temporal de registro. O que poderia ser visto como um defeito é, em verdade, uma qualidade – principalmente pois, acima de qualquer coisa, há o violão de Baden.

O jovem Baden Powell e Vinicius de Moraes O jovem Baden Powell e seu parceiro Vinicius de Moraes

No calor de uma roda de amigos, Baden executa Serenata do Adeus (Vinicius de Moraes), Na baixa do Sapateiro (Ary Barroso), Insônia, e um tema de autoria desconhecida. Passada a faixa misteriosa, o violonista executa Valsa Op 8 nº 4, do compositor paraguaio Augustin Barrios.

BPowell1

Além da autoria desconhecida da quarta faixa, há o mistério sobre em que cidade aconteceu o sarau, visto que a pianista Neusa França se mudou justo no ano de 1959 do Rio de Janeiro para Brasília. Acima de qualquer dúvida, no entanto, descobrir o violão de Baden em registro inédito, e ainda mais de dentro de uma intimidade intocada, é uma conquista e tanto para os caçadores do ouro da música brasileira – e o violão de Baden é, sem dúvida, puro tesouro.

BPowell2

© fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agenda Hype: 34 eventos cremosos para ferver sua semana em SP e no RJ