Quantas e quantas vezes a gente deixa de notar ou até mesmo abrir os olhos para enxergar o problema do outro? Com o objetivo de ampliar a nossa visão para a miséria e vulnerabilidade social do mundo todo, a ActionAid colocou histórias reais de crianças em situação de pobreza nas páginas em branco que sobrariam em alguns livros vendidos nas livrarias.
A ideia da campanha “Folha de Rosto”, feita em parceria com a agência 3AWW, é promover o projeto Mude Uma Vida, da organização internacional de combate à pobreza. Por meio dele é possível apadrinhar uma criança no Brasil ou em qualquer outro lugar, na qual o dinheiro doado é direcionado a comunidade onde vive, beneficiando não só aquela família, mas um conjunto de indivíduos. A comunicação entre criança e padrinho/madrinha é feita através de cartas mediadas pela ONG.
Com uma contribuição a partir de R$ 52,00 por mês, é possível investir em programas áreas de: alimentação, educação, moradia, esporte e lazer. São cursos para adolescentes, reforço escolar, inclusão digital, aulas de dança, futebol, hortas comunitárias, fundos para construção de casas, cisternas para água limpa, educação ambiental, entre outros.

Para dar visibilidade a quem depende da solidariedade alheia para construir um futuro melhor, a campanha conta histórias através de folhas de rostos de livros cedidos em parcerias com editoras, como a Livraria da Travessa e a Editora Valentina. Assim, se usa um espaço não aproveitado para mostrar pessoas como Paloma, criança do interior da Bahia, região castigada pela seca onde não há água potável. Olha só:
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=PVT2mnmVvLM” width=”628″ height=”350″]







Todas as imagens: Reprodução/Vídeo da ActionAid