Inovação

Pílulas que previnem HIV serão distribuídas no Brasil

Redação Hypeness - 21/07/2016 às 10:29

Foi anunciado pelo Ministério da Saúde a inclusão de um comprimido que evita em até 92% as chances de se contrair o HIV na lista de medicamentos gratuitos do SUS. O Brasil será o primeiro país do mundo a oferecer esse tipo de política pública de prevenção.

Truvada3

O remédio é conhecido no mundo como Truvada, e será usada como profilaxia para impedir a infecção em pacientes não contaminados. O comprimido deve ser tomado todos os dias e possui sua eficiência comprovada por pesquisas e pelo próprio Ministério da Saúde. Os efeitos colaterais são, porém, invasivos, como tontura, dores de cabeça e enjôo. A Organização Mundial de Saúde sugere que o remédio seja recomendado aos principais grupos de risco, como usuários de drogas injetáveis e profissionais do sexo.

Países em que a droga foi testada

Truvada2

O Truvada, no entanto, não deve de forma alguma ser visto como um substituto da camisinha, visto que a camisinha não só é ainda mais segura, como previne diversas outras doenças sexualmente transmissíveis, além de eventual gravidez indesejada. Essa é a grande preocupação de especialistas e entidades de pesquisa e controle: que a droga estimule o sexo sem proteção – por isso, mesmo entre os que participaram das pesquisas, a recomendação é que siga se usando camisinha apesar do uso do remédio.

Truvada1

Estima-se que 10 mil pessoas tenham acesso ao remédio no primeiro ano.

Truvada4

© fotos: divulgação

Recentemente o Hypeness mostrou a história da cientista brasileira que conseguiu desenvolver anticorpos para o HIV. Relembre.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Canais Especiais Hypeness