Inspiração

Por que a vitória de Serena Williams em Wimbledon não tem o merecido destaque na imprensa?

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Serena Williams é a maior tenista de todos os tempos. Há de se imaginar que o feito da tenista americana , ao vencer o torneio de Wimbledon (seu 22º grand slam) e se tornar nada menos que a maior da história do esporte seja uma grande notícia, correto? Aparentemente, não para a imprensa brasileira.

SERENA1

Se considerarmos que estamos a menos de um mês de uma olimpíada que contará com a presença de Serena e que irá acontecer aqui no Brasil, a situação se agrava ainda mais. Serena simplesmente não foi destaque em praticamente nenhum portal esportivo, recebendo somente algumas linhas a respeito de sua conquista.

SERENA6

No globoesporte.com, o que ganhou destaque não foi seu sétimo título em Wimbledon, mas sim seu braço musculoso. Murray é citado em duas fotos, e Sharapova é o destaque maior.

SERENA5

Na página da ESPN, o número 2 do mundo Andy Murray estampa a página, enquanto Serena sequer é mencionada.

SERENA4

No site do jornal Lance!, nenhuma citação à Serena, com destaque para a punição sofrida por Sharapova, com direito a uma grande foto.

SERENA3

E assim, sucessivamente, de forma quase orquestrada, repetiu-se o padrão por toda a imprensa especializada. A filósofa Djamila Ribeiro, em comovente post no facebook, destacou a força simbólica do talento e resistência de Serena, diante da sucessão de ataques que sofre, mesmo sendo simplesmente a melhor de todos os tempos.

SERENA2

O que será preciso para que uma mulher negra ganhe o devido destaque, se aparentemente tornar-se a melhor de todos os tempos não é o suficiente? Pior do que isso, só mesmo olhar esse cenário e esforçar-se para não reconhecer o racismo e o machismo que pautam a imprensa nacional e, consequentemente, o próprio imaginário brasileiro. À Serena, toda a admiração e justa reverência que ela merece – a maior tenista da história. O mundo é de uma mulher negra.

SERENA7

© fotos: divulgação

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Esta é Maria Clara, a chef de cozinha que será a 1ª motorista com down do Brasil