Inovação

Refugiados estão recebendo cédulas com o rosto de Marx e Guevara por um bom motivo na Itália

22 • 07 • 2016 às 08:28
Atualizada em 22 • 07 • 2016 às 14:28
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

O pequeno vilarejo italiano de Gioiosa Ionica, na região da Calábria, resolveu transformar a chegada de imigrantes na vila em oportunidade não só de fazer o bem, mas também de investir nos negócios locais. Para isso, o prefeito criou uma moeda local alternativa, estampada com os rostos de grandes nomes históricos da esquerda, como Che Guevara, Hugo Chávez e Karl Marx. É como uma moeda falsa oficial.

Gioiosa2

A ideia de instaurar a moeda, que é distribuída para os imigrantes refugiados, é para que o dinheiro que o governo federal italiano oferece ao vilarejo, a fim de ajudar na situação da imigração, vá justamente para o comércio local diretamente. Assim, mesmo que o investimento de Roma atrase, com o euro “de mentira”, que só é aceito na própria cidade, os refugiados compram o que precisam, e o dinheiro federal é então trocado pela “moeda” marxista. O município recebe de Roma 35 euros por dia para cada refugiado.

O prefeito Salvatore Fuda O prefeito Salvatore Fuda

Assim ficam também garantidas as necessidades básicas desses imigrantes, apesar de qualquer atraso ou burocracia com o dinheiro oficial. Os imigrantes são bem vindos na cidade, assim como as imagens nas notas – que, segundo o prefeito, simbolizam “a luta por libertação do ser humano travada por Guevara, mas de outro jeito”. Os refugiados já começaram a conseguir seus primeiros empregos, e a presença da nova moeda e dos imigrantes garante para a cidade um investimento de mais de um milhão de euros anuais. A soma de bom coração com tino comercial, portanto, parece ser um ótimo negócio.

Gioiosa3

© fotos: divulgação

Publicidade

Canais Especiais Hypeness