Estilo

Um dia na vida de duas esperanças olímpicas do Brasil, que fizeram do mar seu escritório

por: Paulo Moura

Publicidade Anuncie

Segunda-feira. 9h00. Iate Clube do Rio de Janeiro, Bairro da Urca. Kahena Kunze chega para mais um dia de trabalho visando sua preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. O Hypeness embarcou com ela em um bote rumo à Niterói, e conta com exclusividade um pouco dessa rotina bastante inusitada para a maior parte das pessoas que é ter o mar como seu escritório.

kahena08

kahena09

Todo dia, quando não está envolvida em alguma competição fora do país, Kahena pega seu bote e cruza a Baía de Guanabara em direção à Niterói. São 20 minutos em meio a uma paisagem exuberante – com o cuidado de desviar de algumas embarcações gigantes – até encontrar do outro lado sua amiga e parceira de trabalho Martine Grael, que mora em Niterói, e a espera para mais um dia de treino.

kahena03

Kahena e Martine são amigas desde crianças. Chegaram a fazer Engenharia Ambiental, até não conseguirem mais conciliar os estudos e a rotina de treinos e competições de vela e optarem por trancar a faculdade.

A partir de 2009, iniciaram uma trajetória repleta de conquistas no esporte e hoje reinam absolutas na classe 49erFX, tendo conquistado nada menos no que seis títulos, incluindo o Mundial disputado em Santander, na Espanha, competição mais cobiçada pelos velejadores. Tudo isso fez com que elas passassem a ser vistas pelos especialistas como uma das grandes esperanças de medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos.

KahenaRio1

Trocar uma rotina em uma empresa pelo mar foi uma aposta certeira e calculada. “Sabemos que o esporte tem vida curta e que traçar uma carreira em uma empresa dá maior segurança, porém fomos atrás daquilo que nos fazia bem. Simples assim”, diz Martine.

Não ter um chefe nem um cronograma de trabalho fixo também não é um empecilho para elas, muito pelo contrário. “Ganhamos maturidade e responsabilidade com a prática esportiva. Creio que não aprenderíamos em lugar nenhum do mundo o que aprendemos com o esporte. Nos doamos e nos cobramos para sempre ir além, como qualquer profissional”, complementa Kahena.

kahena11
Foto © Pedro Martinez

kahena12.

A rotina das duas é composta por exercícios físicos na parte da manhã – seja uma corrida, uma pedalada ou até mesmo uma escalada. Não há nenhuma dieta especial ou restrições alimentares. “Sempre tivemos uma alimentação saldável, mas nada que nos impeça de comer um bolo de chocolate, por exemplo, de vez em quando”.

Na parte da tarde, elas sobem no barco e vão atrás do melhor vento. Normalmente, por volta das 17hs se despedem, e Kahena pega seu bote para fazer a travessia de volta para casa.

kahena10
Foto © Pedro Martinez

Para quem tem a natureza como razão de vida e pano de fundo de todo santo dia, o descaso ambiental às vésperas dos Jogos frustra profundamente. “Quando anunciaram que os Jogos seriam no Rio, vimos que poderia ser uma grande oportunidade, mas passado tanto tempo, vemos que simplesmente nada melhorou. A Baía de Guanabara continua um nojo e não há nenhuma perspectiva que melhore.”, contam.

E lembram que o problema vem de trás:Não há qualquer tipo de consciência ambiental, e não é só por parte das autoridades, pois as pessoas continuam jogando lixo na rua, no mar, em qualquer lugar, menos onde deveria ser jogado”.

kahena05

Faltando menos de 6 meses para a Olimpíada no Brasil, as duas atletas, enfim, se mostram bastante tranquilas e motivadas. “Acredito que já somos vencedoras, independente do resultado nos Jogos. O mais importante para nós é o caminho que percorremos até aqui. Acredito que crescemos como time e aprendemos a nos observar de fora, com o olhar do outro, isso é o que mais importa. O resultado é consequência, nunca a causa”, conclui Kahena.

faixa-materia-especial1

Publicidade


Paulo Moura
Jornalista paulistano que adotou o Rio de Janeiro como casa. Possui mais de 15 anos de experiência em comunicação corporativa e é sócio-diretor da Agência VIRTA. Apreciador de cerveja, comida ogra, mar e tudo aquilo que combina ou remete a ele.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
15 tattoos na perna totalmente originais para inspirar seu próximo rabisco