Inovação

Veja como o Snapchat está ajudando vítimas de abuso sexual na Índia

17 • 07 • 2016 às 20:05
Atualizada em 18 • 07 • 2016 às 20:09
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Um dos grandes desafios a se enfrentar no combate à violência sexual é o silêncio das vítimas, que muitas vezes deixam de denunciar os crimes por medo ou vergonha. Durante a cobertura de um ato contra os abusos na Índia, o Snapchat foi usado para proteger a privacidade de quem deu depoimentos.

A Climb Against Sexual Abuse (“Escalada Contra o Abuso Sexual”) aconteceu em 17 países, e montanhas foram usadas como metáforas para mostrar que as vítimas da violência são capazes de passar por cima de seus traumas físicos e psicológicos.

Jornalista do Hindustan Times, Yusuf Omar foi escalado para a cobertura do ato, e decidiu experimentar o Snapchat como ferramenta de comunicação. Ele ofereceu seu smartphone para que as participantes contassem suas histórias e usassem filtros para disfarçar suas identidades.

Screen Shot 07-18-16 at 06.59 PM 001

Segundo ele, essa é uma forma mais acessível de disfarçar o rosto de alguém, sem precisar da edição posterior, o que também deixou as entrevistadas mais confortáveis do que precisando acreditar que ele adicionaria os efeitos.

Além disso, as jovens que deram depoimentos estão acostumadas com o aplicativo e puderam falar sozinhas com o aparelho, diminuindo a tensão que poderia haver se os casos fossem relatados a um repórter. Omar pretende voltar a usar a tecnologia para incrementar seus modos de contar histórias em breve.

Screen Shot 07-18-16 at 06.59 PM

Screen Shot 07-18-16 at 06.58 PM

Fotos: Reprodução

Publicidade

Canais Especiais Hypeness