Sustentabilidade

Suécia inaugura primeira estrada elétrica do mundo e o planeta agradece

por: Júlia Storch

A queima de combustíveis fósseis é um dos grandes vilões do nosso ecossistema, representando uma ameaça concreta ao futuro do planeta. Preocupada em fazer a sua parte, a Suécia traçou como meta usar apenas energia limpa em seu sistema de transportes a partir de 2030. E um grande passo acaba de ser dado nessa direção: a eHighway, primeira estrada elétrica do mundo.

O primeiro trecho, inaugurado no mês de junho, é de apenas dois quilômetros – um curto pedaço da Autoestrada E16, localizada a norte de Estocolmo. A ideia é diminuir o impacto causado por veículos pesados, que representam 15% das emissões de CO2 na Suécia.

Funciona assim: o caminhão, equipado com um sistema de direção híbrido, é acoplado automaticamente ao pantógrafo graças a um sensor. A partir daí, passa a ser alimentado por uma rede elétrica que distribui a energia. A emissão de gases poluentes é zerada, sem comprometer o desempenho. Os veículos podem atingir até 90 km/h dentro do sistema. Um detalhe é que o motorista pode sair da rede elétrica e voltar quando desejar – no caso de uma ultrapassagem, por exemplo.

“A eHighway tem o dobro da eficiência dos motores de combustão interna. O sistema elétrico híbrido é o primeiro passo na estrada para veículos movidos a eletricidade, que desempenharão um papel cada vez mais importante no desenvolvimento de um sistema sustentável de transportes de carga, declarou em comunicado Roland Edel, chefe de tecnologia da Siemens Mobility.

Confira um vídeo dos testes da eHighway abaixo.

Todas as imagens © Divulgação/Scania AB

Publicidade

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O que é o ‘gel vegetal’ que pode prevenir incêndios florestais