Criatividade

Transporte público de Londres bane propaganda com corpos inatingíveis

por: Redação Hypeness

O transporte público de Londres é responsável por mais de 3,7 bilhões de viagens realizadas dentro da cidade. Com tanta gente, essa é também uma rede de anúncios extremamente lucrativa: todos os anos são veiculados no sistema cerca de 12 mil anúncios. E, a partir de hoje, toda a publicidade veiculada nestes espaços públicos estará vetada de mostrar corpos com padrões de beleza “inatingíveis”.

O veto fez parte das promessas do recém-eleito prefeito de Londres Sadiq Khan, que havia dito durante sua campanha que iria combater toda a publicidade com imagens não-saudáveis do corpo humano, evitando que cidadãos se sintam pressionados a buscar um padrão de beleza idealizado e pouco representativo da maioria da sociedade.

A polêmica surgiu após uma publicidade veiculada no ano passado pela empresa Protein World que promovia sua linha de suplementos alimentares com uma foto enorme de uma modelo com um corpo sarado e uma cintura fina demais. O anúncio vinha acompanhado com a frase “Seu corpo está pronto para a praia?“, sugerindo que existe apenas um tipo de corpo “pronto para a praia”.

Foto © Catherine Wylie/PA Wire

Na época, o anúncio gerou mais uma petição assinada por mais de 71 mil pessoas pedindo sua remoção, além de diversos protestos pela cidade. Através das redes sociais, outras marcas, como a Dove, também responderam ironizando a ação. Com a nova medida, propagandas similares não poderão ser exibidas dentro do sistema de transporte público da cidade.

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Reprodução Twitter

Até o momento, Londres é a primeira capital do mundo a aplicar um veto do gênero. Apesar disso, uma medida semelhante havia sido testada na cidade de Trondheim, na Noruega.

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