Inovação

Usuárias do Uber relatam assédio e recebem apenas respostas automáticas da empresa

por: Redação Hypeness

Tudo bem que você ama o Uber. A empresa tem defensores ferrenhos e tem gente que já nem lembra mais como era a vida sem o aplicativo. Agora pensa que você, mulher, foi assediada por um dos motoristas do app. E, depois de informar o ocorrido à equipe do Uber, tudo o que recebe é uma resposta automática…

Casos como este já haviam sido bastante comentados nos Estados Unidos, em que a empresa adotou uma postura machista na (não-)resolução de situações de agressão sexual a passageiras mulheres. Aparentemente, o Uber não mudou sua política nesse sentido e continua considerando casos de assédio e agressão de maneira superficial.

É o que relata uma reportagem recente publicada pelo Buzzfeed Brasil, que ouviu mulheres que foram vítimas de assédio enquanto usavam o serviço. Quando relatavam o ocorrido à empresa, em busca de apoio, tudo o que elas recebiam era, em geral, uma resposta automática e o estorno do valor gasto na corrida. Apenas uma das mulheres ouvidas conta ter recebido o devido apoio.

Confere só alguns dos relatos de usuárias divulgados pelo site:

uber2

uber3

uber4

Uma das vítimas ouvidas pela reportagem conta que foi beijada à força pelo motorista, que ainda passou a mão em sua perna durante a corrida. Quando ela e outras usuárias contataram a empresa, tudo que recebiam eram variações da resposta abaixo:

uber

A empresa também tem um lado obscuro, relatado pela jornalista Sarah Lacy. Ela conta como um funcionário do alto escalão do Uber sugeriu contratar uma equipe de investigadores pra ir atrás de histórias que pudessem prejudicar sua vida e a de sua família, que inclui duas crianças pequenas, simplesmente porque ela estava cutucando demais a empresa.

Um texto de 2014 da Bia Granja, do Youpix, conta mais detalhes sobre o caso – e pode fazer você rever sua opinião sobre o aplicativo.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Agora você pode criar a caixa de bombons Nestlé e Garoto dos seus sonhos