Inovação

5 histórias que mostram como a tecnologia humana também pode melhorar a vida dos animais

por: Redação Hypeness

Os avanços tecnológicos, hoje, além de facilitar a nossa vida em inúmeros aspectos, também contribuem para aumentar a saúde e o bem-estar dos animais de estimação. Há um número cada vez maior de projetos que buscam melhorar a vida dos bichinhos utilizando justamente a tecnologia e um toque de criatividade.

Abaixo, nós listamos cinco exemplos inspiradores.

1. O peixinho com olho de vidro

O peixinho Kiwi vive em Missouri, nos Estados Unidos, e perdeu um olho após ter catarata. O problema foi rapidamente identificado pelos outros peixes do aquário que passaram a excluí-lo apor conta da deficiência. Alguns animais morderam sua cauda e chegaram a arrancar um pedaço.

Para que ele voltasse a ser aceito pelos colegas de aquário, a veterinária Megan Baebler encontrou uma solução inusitada: criar uma prótese de olho de acrílico de apenas 9mm. O olho postiço foi implantado em uma cirurgia e permitiu que o peixinho voltasse a se socializar.

animais1

Foto © Reprodução/Fox 2

2. Um Golden Retriever de aparelho

Nos Estados Unidos, um filhote de cachorro da raça Golden Retriever estava convivendo com um problema dentário que o impedia de fechar a boca e vinha causando danos à sua saúde e até mesmo dificultando sua alimentação.

A sorte do cãozinho é que o pai de sua tutora era justamente o dentista veterinário Jim Moore! Para melhorar a saúde do animal, ele sugeriu a colocação de um aparelho dentário por algumas semanas – tempo suficiente para corrigir o problema.

animais2

Foto via

3. Coleira inteligente para cachorros

Uma tecnologia vestível para cachorros é a proposta da coleira inteligente Buddy, criada pela empresa australiana Squeaky. O dispositivo tem luzes LED que deixam o animal visível no escuro, um sensor de temperatura, monitor de localização e até uma rede social para descobrir onde estão outros cães na vizinhança. As informações coletadas pela coleira são mostradas em tempo real em um aplicativo e o dono é alertado caso o animal saia de uma área determinada, evitando fugas.

animais3

animais4

Fotos © Squeaker

4. Vinho para gatos

Não são apenas os humanos que podem desfrutar de um bom vinho. Agora, os gatos também têm esse benefício. É a proposta da empresa Apollo Peak, de Denver, nos Estados Unidos, que desenvolveu vinhos não-alcoólicos para gatos. A bebida, disponível nos sabores Pinot Meow e MosCato, é feita à base de beterrabas orgânicas e contém erva-de-gato, alterando os sentidos dos bichanos.

animais5

Foto: Reprodução Facebook

5. Prótese para uma arara

Quando a arara Gigi foi encontrada na cidade de Praia Grande, em São Paulo, ela tinha uma deformidade no bico que impedia que se alimentasse corretamente. Mas Gigi foi recolhida pela polícia ambiental e levada para o Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens de Cubatão.

Por lá, começaram a buscar maneiras de ajudar a arara – e acabaram chegando ao Avengers, formado pelo designer 3D Cícero Moraes e um grupo de veterinários. Eles criaram uma prótese para reconstruir o bico da arara em conjunto com CTI Renato Archer – instituto de pesquisa associado ao NIT Mantiqueira – que discutiu o processo de produção e impressão do modelo de bico.

A prótese foi criada usando uma impressora 3D de alta performance e um material compatível com o organismo da ave. Graças à experiência, Gigi se tornou a primeira ave a receber uma prótese metálica no mundo e já voltou a se alimentar sozinha.

Tecnolgia recupera bico de arara

Foto: Cícero Moraes

Exemplos como estes existem aos montes e mostram a importância dos médicos-veterinários, gestores de pet shops, atacadistas, varejistas, importadores e distribuidores, groomers, criadores, e demais atores do mercado pet na promoção do bem-estar dos animais de estimação.

Esse é justamente um dos focos da 15ª Pet South America, a principal feira voltada ao mercado pet e veterinário da América Latina, que acontece entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro no Pavilhão Verde do Expo Center Norte, em São Paulo. Entre os expositores estão empresas da área de saúde, nutrição, acessórios, serviços, equipamentos e higiene e beleza animal.

É uma excelente oportunidade para profissionais do ramo. Todo mundo sai ganhando… Principalmente a bicharada! <3

selo artigo patrocinado

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Under Armour lança máscara especial para atletas fazerem exercício