Fotografia

A dieta destes 6 atletas olímpicos é a prova de que é possível comer muito e manter uma forma incrível

por: Gabriela Alberti

Você já parou pra pensar na importância que a alimentação exerce sobre o desempenho esportivo dos atletas? Pesquisas mostram que desde o século 6 a.C., atletas olímpicos já tinham essa noção, consumindo dietas ricas em proteínas, fato que deu início a uma febre do consumo de carne entre os competidores que lutavam em Olímpia.

E o fotógrafo Umit Bektas sempre teve curiosidade em saber como os atletas lidam com essa questão, já que precisam dispor de enormes quantidades de energia, não somente durante os treinos, mas também no grande dia. Foi quando que teve a ideia de criar um projeto fotográfico para ilustrar como eles se preparam para uma competição tão importante como as Olimpíadas.

Após muita pesquisa para selecionar os atletas, veio a parte mais difícil: conseguir a autorização das federações de cada esporte, dos técnicos e, claro, dos próprios atletas. Feito isso, o fotógrafo chegou a 6 selecionados: Nur Tatar, lutadora de taekwondo, Mete Binay, do levantamento de peso, Merve Aydin, corredora, Faith Avan, do arremesso de dardos, Elif Jale Yesilirmak, lutadora, e Bahri Tanrikulu, também lutador de taekwondo.

Umit entrevistou então os 6 selecionados, anotou o que cada um comia, foi às compras em diversos mercados e restaurantes, montou os pratos e, após alguns testes, tirou as fotos que você confere abaixo.

Merve Aydin | Corredora

3000 calorias por dia

merve-aydin-is-an-800-meter-runner-who-was-eating-3000-calories-a-day-her-diet-focused-on-lots-of-white-foods-with-less-fruit-she-injured-her-ankle-near-the-end-of-the-race-but-finished-anyway

Nur Tatar | Taekwondo

1500 calorias por dia

olymipians-diet-72

OlympicDietTatar

Elif Jale Yesilirmak | Lutadora

3000 calorias por dia

elif-jale-yesilirmak-is-a-wrestler-she-was-also-at-the-3000-calories-per-day-mark-but-she-swore-by-fish-like-salmon-instead-of-red-meat-and-she-drank-lots-of-water-to-stay-hydrated

Fatih Avan | Arremesso de dardo

3500 calorias por dia

fatih-avan-is-a-javelin-thrower-he-was-eating-lots-of-protein-and-a-total-of-3500-calories-a-day-to-meet-his-olympic-goals

OlympicDietFatih

Mete Binay | Levantamento de peso

3500 calorias por dia

mete-binay-is-a-weightlifter-who-was-eating-3500-calories-a-day-lots-of-that-is-red-meat-as-well-as-milk-desserts-and-organic-food-he-lifted-150-pounds-at-london-coming-in-sixth-place

Bahri Tanrikulu | Taekwondo

3000 calorias por dia

Turkish Taekwondo fighter and Olympic hopeful Bahri Tanrikulu poses in front of his daily nutrition in Ankara

OlympicDietTaekwondo

Todas as fotos © Umit Bektas/Reuters

*O Canal Olímpico Hypeness foi criado para todos aqueles que são adeptos da transformação, da superação e da inclusão. Para os que viram a história sendo escrita a cada nova medalha e para os que esperam por ela. Neste canal o Hypeness vai contar histórias inspiradoras e atletas que fazem a diferença. E você vai perceber que, muito para lá do esporte, este é um evento de celebração da vida.

Publicidade


Gabriela Alberti
Aquariana, curitibana, canhota e (só um pouco) teimosa. Curiosa desde o berço, tô sempre em busca de novidades, da senha do wi-fi, de novas séries para virar o fim de semana e de passagens promocionais para, quem sabe um dia, dar a volta ao mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ensaio cintilante de crianças negras esmaga estereótipos e padrões de branquitude