Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Ser uma mulher no Afeganistão é tarefa árdua mesmo para as mais conformadas e devotas seguidoras da lei. A dor, o risco, o medo e, logo, a coragem de ser uma mulher afegã que desafiasse as leis talibãs é, portanto, difícil de imaginar. Zahra Joy era somente uma criança durante os primeiros anos do regime talibã, quando as mulheres eram proibidas de ir à escola. Foi seu tio quem deu a ideia: e se Zahra se vestisse de menino para poder aprender a ler e escrever?
À esquerda, Mohammed; à direita, Zahra
Ela própria foi quem convenceu à família de que era uma boa ideia. Zahra mudou de roupa, cortou os cabelos, aprendeu a jogar bola e agir como um menino. Nascia assim Mohammed que, apesar de tantos temores e possíveis desfechos trágicos o ameaçando, aprendeu a ler, escrever e estudou por seis anos.
Quando o regime talibã caiu, e ela pôde voltar a estudar como menina normalmente – apesar do bullying que sofreu quando revelou sua identidade. Zahra não ligou. “Estava feliz porque podia ler, escrever, tive educação no tempo certo. Estava orgulhosa porque tinha voz”, ela disse.
Zahra então formou-se em direito, e hoje é quem sustenta toda a família, com trabalho de jornalista, pagando inclusive os estudos de suas duas irmãs mais novas. O espírito de Mohammed, no entanto, permanece dentro da jovem. “A coragem que adquiri sendo Mohammed me ajudou muito a ser alguém na minha própria identidade”, ela afirma. Ao ser perguntada sobre do que sente mais falta quando era um menino, sua resposta parece resumir a luta das mulheres pelo mundo, através de sua vivencia extrema: ela sente falta dos direitos que possuía enquanto Mohammed.
© fotos: reprodução/BBC
Publicidade
George VI foi rei do Reino Unido por 16 anos e, conforme retrata o filme O Discurso do Rei, precisou por diversas...
Após a Finlândia anunciar que pretende pagar um salário mínimo a todos os seus habitantes, estejam eles trabalhando...
Não importa se o gesto é enorme ou delicado e pequeno, pleno em valor simbólico mais do que no tamanho em si, a...
Com 22 anos, Erick é um jovem que desde os 7 anos convive com o autismo, o que não o impediu de conquistar seus...
Séculos antes do ativismo pela libertação feminina e da revolução sexual desafiarem os trajes sociais no Ocidente,...
Com mais de um milhão de km2, entre a Argentina e o Chile, a Patagônia é um bioma que se estende pelo extremo da...
As bonecas Barbie já foram acusadas de reforçar estereótipos de gênero e padrões de beleza irreais. No entanto, a...
O segundo turno das eleições presidenciais provocou uma grande mobilização nas redes sociais em prol do saber. As...
Reynaldo Gianecchini começou 2022 com um visual diferente. O ator apareceu em suas redes sociais com cabelos brancos,...