Inspiração

A incrível história da menina afegã que fingiu ser menino para estudar sob o regime talibã

por: Redação Hypeness

Ser uma mulher no Afeganistão é tarefa árdua mesmo para as mais conformadas e devotas seguidoras da lei. A dor, o risco, o medo e, logo, a coragem de ser uma mulher afegã que desafiasse as leis talibãs é, portanto, difícil de imaginar. Zahra Joy era somente uma criança durante os primeiros anos do regime talibã, quando as mulheres eram proibidas de ir à escola. Foi seu tio quem deu a ideia: e se Zahra se vestisse de menino para poder aprender a ler e escrever?

À esquerda, Mohammed; à direita, Zahar À esquerda, Mohammed; à direita, Zahra

Ela própria foi quem convenceu à família de que era uma boa ideia. Zahra mudou de roupa, cortou os cabelos, aprendeu a jogar bola e agir como um menino. Nascia assim Mohammed que, apesar de tantos temores e possíveis desfechos trágicos o ameaçando, aprendeu a ler, escrever e estudou por seis anos.

Zahra5

Quando o regime talibã caiu, e ela pôde voltar a estudar como menina normalmente – apesar do bullying que sofreu quando revelou sua identidade. Zahra não ligou. “Estava feliz porque podia ler, escrever, tive educação no tempo certo. Estava orgulhosa porque tinha voz”, ela disse.

Zahra2

Zahra4

Zahra então formou-se em direito, e hoje é quem sustenta toda a família, com trabalho de jornalista, pagando inclusive os estudos de suas duas irmãs mais novas. O espírito de Mohammed, no entanto, permanece dentro da jovem. “A coragem que adquiri sendo Mohammed me ajudou muito a ser alguém na minha própria identidade”, ela afirma. Ao ser perguntada sobre do que sente mais falta quando era um menino, sua resposta parece resumir a luta das mulheres pelo mundo, através de sua vivencia extrema: ela sente falta dos direitos que possuía enquanto Mohammed.

Zahra3

© fotos: reprodução/BBC

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Torcida rival presenteia crianças doentes com chuva de ursinhos de pelúcia em estádio