Hypeness
Menu Fechar
Fechar
por: Redação Hypeness
O levantador de pesos David Katoatau tornou-se instantaneamente uma das personagens mais queridas das Olimpíadas do Rio – e não foi por seu desempenho como halterofilista, mas sim como dançarino.
Para além do resultado, todo o público se encantou com a simpatia e o carisma de David, que encerrou todas as suas participações com uma dancinha. A cena pode ser cômica, mas a causa, no entanto, é séria e nobre.
David é natural do Kiribati, uma pequena e paradisíaca ilha no meio do Oceano Pacífico, entre o Havaí e a Austrália, com 100 mil habitantes. Por conta do aquecimento global e a elevação do nível do mar que, ano a ano, torna-se mais aguda, o país de David enfrenta o inacreditável destino de simplesmente desaparecer.
David em seu belo país em extinção
Estudos já comprovaram que a ilha provavelmente deixará de existir em poucas décadas. A família de David recentemente perdeu sua casa por conta de um ciclone.
Os holofotes, portanto, servem para que David possa pedir socorro ao seu país. “Participar de uma Olimpíada é algo muito grande para o meu país. Acredito que as pessoas estejam muito orgulhosas de mim. Nós estamos sendo muito afetados pelas mudanças climáticas no mundo. Eu gostaria de dizer ao mundo: ‘Salve meu país!’”, ele pediu.
Tendo terminado 15º colocado, David chegou ao Rio sabendo que as chances de medalha eram nulas. Ainda assim, ele se despediu da competição ovacionado pelo publico. “Fiquei muito feliz com o carinho que recebi dos torcedores brasileiros. São muito animados, como as pessoas do meu país. Fiz o meu melhor”.
Muito mais importante para ele, contudo, é conseguir chamar a atenção do mundo aos problemas de Kiribati. “Faço tudo pelo meu povo. É por eles que estou aqui” – concluiu.
Salvar Kiribati, portanto, deixou de ser simplesmente uma obrigação ambiental e humana, mas também um compromisso de simpatia e alegria.
Todas as fotos © Reuters/Getty Images
*O Canal Olímpico Hypeness foi criado para todos aqueles que são adeptos da transformação, da superação e da inclusão. Para os que viram a história sendo escrita a cada nova medalha e para os que esperam por ela. Neste canal o Hypeness vai contar histórias inspiradoras e atletas que fazem a diferença. E você vai perceber que, muito para lá do esporte, este é um evento de celebração da vida.
Publicidade
Escrever em um papel feito de fezes de elefante pode parecer estranho, mas é uma medida simples que pode ter um grande...
Os leitores do Hypeness já sabem e os números confirmam, desde a posse de Jair Bolsonaro, a liberação de...
Depois de investir em um app de entrega de maconha medicinal e lançar um livro "que pode ser fumado", Snoop Dogg...
A legalização do uso recreativo de maconha vem tendo belos resultados no Colorado: o estado arrecadou 70 milhões de...
Muito se fala sobre agricultura familiar, mas tem pouca gente ainda incentivando este tipo de trabalho. Agora, a ONU...
Quanto dinheiro você precisa para comer uma refeição preparada pelo melhor chef do mundo? Praticamente nada, ao...
O casal mais über famoso do mundo não cansa de espalhar o bem por aí. Entre as boas ações da dupla estão a...
Quando a crise bateu na porta da Itália, muita gente já não tinha dinheiro sequer para pagar as contas de água. O...
Tomar um banho quente e bem demorado no inverno é uma delícia, mas não é nem um pouco ecológico. Cerca de 135...
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.