Debate

Âncoras de TV são suspensas por 1 mês por estarem “acima do peso” no Egito

18 • 08 • 2016 às 10:53
Atualizada em 18 • 08 • 2016 às 14:37
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Após a revolta que removeu o presidente egípcio Hosni Mubarak do poder, em 2011, a audiência da televisão estatal caiu drasticamente no país. Entre muitos egípcios, o meio é considerado como uma fonte de notícias ridiculamente tendenciosas. Mas, mais bizarro do que qualquer notícia apresentada na televisão, foi a maneira encontrada pelos diretores para melhorar a audiência: uma suspensão para oito âncoras que estavam “acima do peso” – todas mulheres, é claro.

Safaa Hegazy, diretora da televisão estatal, barrou as mulheres de aparecerem no noticiário durante um mês. Nesse período, elas deveriam entrar em uma dieta para perder peso, de acordo com o site de notícias Al-Ahram.

egito1

Safaa Hegazy. Foto: Ashraf Albadrawy/Ertu Press Center / Foto destaque: Reprodução

Segundo noticiou o NY Times, a jornalista Khadija Khatab teria dito que ainda não havia sido notificada sobre a decisão, mas que teria sido informada recentemente de que “medidas seriam tomadas” conta aquelas que não perdessem peso até a metade de setembro.

Diversos grupos pela liberdade de expressão e em prol dos direitos das mulheres no país se manifestaram contra a medida e planejam criar campanhas para defender o direito destas mulheres a serem respeitadas pelo seu talento e não apenas por sua aparência.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness