Debate

Âncoras de TV são suspensas por 1 mês por estarem “acima do peso” no Egito

por: Redação Hypeness

Após a revolta que removeu o presidente egípcio Hosni Mubarak do poder, em 2011, a audiência da televisão estatal caiu drasticamente no país. Entre muitos egípcios, o meio é considerado como uma fonte de notícias ridiculamente tendenciosas. Mas, mais bizarro do que qualquer notícia apresentada na televisão, foi a maneira encontrada pelos diretores para melhorar a audiência: uma suspensão para oito âncoras que estavam “acima do peso” – todas mulheres, é claro.

Safaa Hegazy, diretora da televisão estatal, barrou as mulheres de aparecerem no noticiário durante um mês. Nesse período, elas deveriam entrar em uma dieta para perder peso, de acordo com o site de notícias Al-Ahram.

egito1

Safaa Hegazy. Foto: Ashraf Albadrawy/Ertu Press Center / Foto destaque: Reprodução

Segundo noticiou o NY Times, a jornalista Khadija Khatab teria dito que ainda não havia sido notificada sobre a decisão, mas que teria sido informada recentemente de que “medidas seriam tomadas” conta aquelas que não perdessem peso até a metade de setembro.

Diversos grupos pela liberdade de expressão e em prol dos direitos das mulheres no país se manifestaram contra a medida e planejam criar campanhas para defender o direito destas mulheres a serem respeitadas pelo seu talento e não apenas por sua aparência.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Tá todo mundo louco? Para Jout Jout, a vida millennial é ‘uma cambalhota infinita’