Inovação

Aplicativo inova e ensina iorubá para crianças de maneira simples e divertida

por: Redação Hypeness

Os avanços tecnológicos e o acesso global à internet diariamente nos oferece novas possibilidades para dilemas que outrora pareciam fadados ao próprio destino. O boom tecnológico vivido no continente africano nos últimos vinte anos ilustra com intensidade essa expansão no campo das possibilidades advinda das novas tecnologias. Línguas e dialetos que estavam fadados a desaparecer agora podem se manter vivos e devidamente cuidados como tesouros.

Asa5

Essa é a função do aplicativo Asa (fala-se ‘asha’), desenvolvido pela empresa nigeriana Genii Games: ensinar a língua iorubá para crianças em todo mundo de maneira divertida e acessível, através de um jogo, e assim garantir a difusão e preservação da língua falada pelo segundo maior grupo étnico do país. Os jogos do aplicativo reúnem lendas, palavras, ilustrações entre diversos elementos da cultura iorubá.

Asa3

Como a língua Iorubá é diretamente ligado à cultura do candomblé, o Asa tem tudo para cair no gosto do Brasil. Estão presentes no aplicativo diversos símbolos incorporados pela cultura brasileira, como Xangô – em breve, por isso, o aplicativo será traduzido para o português.

Asa2

A tecnologia sendo usada para a manutenção cultural, encontro entre povos e o desenvolvimento das crianças é o que de melhor pode se esperar de tais iniciativas. O Asa está disponível para iOS e Android.

Asa1

© fotos: reprodução

Recentemente o Hypeness mostrou que a Organização Olímpica excluiu as religiões africanas do centro ecumênico do Rio. Relembre.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Passeio virtual por cidades do mundo com direito a som ambiente e rádio local