Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Na noite desta sexta-feira (5) aconteceu a abertura oficial dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro no estádio do Maracanã. Esta foi a primeira edição do evento na América do Sul. Além da expectativa de sediar o mais importante evento esportivo do mundo, os brasileiros tinham uma preocupação extra: todo mundo estava com receio de que a cerimônia repetisse o mico da abertura da Copa do Mundo de 2014.
Para a alegria geral da nação, a festa foi linda e cheia de destaques, surpresas e emoções. Listamos abaixo os momentos mais importantes (ou inusitados). Confira!
1 – Paulinho da Viola cantou o hino do Brasil
O cantor e compositor Paulinho da Viola cantou o Hino Nacional acompanhado por uma orquestra de cordas. O artista emocionou o público com a delicadeza da performance que foi apresentada em um palco inspirado nas formas do arquiteto Oscar Niemeyer.
2 – Gisele Bündchen desfilou na maior passarela de sua carreira
Gisele Bündchen desfilou no Maracanã em uma passarela de 128 metros ao som da clássica Garota de Ipanema. A música de Tom Jobim foi interpretada por seu neto, Daniel Jobim. Por onde Gisele passava, apareciam projeções que formavam obras de Niemeyer, como a Igreja da Pampulha e a Catedral de Brasília.
3 – Elza Soares, Karol Conka, McSofia e Ludmilla exaltaram a força da mulher negra
No auge de seus 79 anos, Elza Soares interpretou a linda “Canto de Ossanha”, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, levando a plateia ao delírio. Ludmilla puxou o “Rap da Felicidade”, um hino das favelas cariocas, convidando uma série de artistas para rápidas apresentações. Já as rappers MC Soffia, de apenas 12 anos, e Karol Conka (foto acima), cantaram juntas a música “Toquem os Tambores” com versos sobre empoderamento feminino e contra o racismo.
4 – O 14 Bis voou na cerimônia e irritou os americanos
A invenção do avião foi inserida na cerimônia de abertura dos Jogos com a aparição do 14 Bis, de Santos Dumont. O fato irritou os americanos que lotaram as redes sociais de comentários afirmando que os verdadeiros inventores teriam sido os irmãos Wilbur e Orville Wright.
5 – Jorge Ben Jor fez todo mundo cantar e dançar
O cantor foi uma das grandes atrações com o sucesso País Tropical. Acompanhado por mais de mil bailarinos do baile charme de Madureira, o artista fez o público cantar em uníssono os versos de uma das músicas mais tradicionais no país.
6 – Mini sambista encantou e arrasou ao lado de Wilson das Neves
Se teve um momento “oooown” durante a abertura dos Jogos Olímpicos, foi protagonizado pelo pequeno Thawan Lucas da Trindade, de apenas 8 anos. A criança roubou a cena quando surgiu sambando ao lado de Wilson das Neves. A fofura foi escolhida para participar da cerimônia através de um concurso realizado pelo Comitê Olímpico.
7 – Bicicletas acompanharam as delegações
Voluntários pedalaram bicicletas enfeitadas para apresentar as 207 delegações olímpicas. Irreverentes e extremante felizes, alguns dos ciclistas chamaram quase tanta atenção quanto os atletas e fizeram sucesso nas redes sociais.
8 – Modelo transexual Lea T fez história
À frente da delegação brasileira estava a modelo transexual Lea T. Ela foi a primeira transexual convidada para ter um papel de destaque nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição do evento. Filha do ex-jogador de futebol Toninho Cerezo, a modelo de 35 anos é um ícone pela luta dos direitos LGBT no Brasil.
9 – Time de refugiados foi ovacionado
Pela primeira vez, os Jogos Olímpicos têm uma delegação formada por atletas refugiados. O grupo arrancou aplausos ao entrar no Maracanã pouco antes da delegação brasileira. Entre os atletas estava a nadadora Yusra Mardini de 18 anos. A jovem (com ajuda de outras duas mulheres) foi responsável por salvar um barco com 19 passageiros numa perigosa travessia entre a Turquia e a Grécia. Ela nadou durante três horas e meia até o barco atravessar o Mediterrâneo.
10 – Atletas plantaram árvores
Na entrada do estádio do Maracanã, cada um dos 10,5 mil atletas recebeu a semente de uma árvore e foi convidado a plantá-la em um tubo com terra. Foram 207 espécies nativas do Brasil, cada uma delas representando uma delegação. As mudas serão plantadas no Parque Radical, uma das áreas de competição, criando a Floresta dos Atletas.
11 – Fernanda Montenegro e Judi Dench declamaram poema
As atrizes Fernanda Montenegro e Judi Dench recitaram a poesia “A Flor e a Náusea“, de Carlos Drummond de Andrade. A poesia fala sobre uma flor que nasce no meio do tráfego, e do caos urbano. Embora apenas as vozes das artistas tenham sido reproduzidas no estádio, este momento foi bastante celebrado no evento. O poema propos uma reflexão sobre a degradação do meio ambiente enquanto uma criança passeava por um campo árido, ambiente criado a partir de projeções de imagens na arena.
12 – Público vaiou Michel Temer
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=je78tPsCryc”]
O presidente em exercício, Michel Temer, teve uma participação bastante discreta durante a cerimônia. Com medo de ser rechaçado pelo público, houve quebra de protocolo e seu nome não foi anunciado juntamente com outras autoridades como o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach. Na parte final da cerimônia, sob muitas vaias, Temer assumiu o microfone e rapidamente declarou abertos oficialmente os jogos.
13 – Caetano, Gilberto Gil e Anitta arrasaram juntos
Quando a participação de Anitta foi anunciada na abertura dos Jogos muita gente odiou a ideia e inúmeras críticas foram publicadas na internet. No entanto, ontem a artista pôde comprovar que sabe fazer bonito. Ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil, ela cantou a música Isto Aqui o Que é, de Ary Barroso, e Sandália de Prata, de João Gilberto.
14 – Vanderlei Cordeiro de Lima acendeu a pira e emocionou todo mundo
Em 2004 o atleta Vanderlei Cordeiro de Lima liderava a maratona da Olimpíada de Atenas quando foi agarrado por um ex-padre irlandês e perdeu a chance de ganhar o ouro na competição. Depois de 12 anos, o atleta lavou a alma ganhando o papel de maior destaque da abertura dos Jogos em território brasileiro. Após a tocha ser revezada nas mãos Gustavo Kuerten e Hortência, Vanderlei teve a missão de acender a pira da competição que permanecerá brilhando até o final do evento esportivo.
15 – Os memes e a zoeira invadiram as redes sociais
Brasileiro que é brasileiro é medalha de ouro na zoeira e sediar a Olimpíada permite criar muitas coisas hilárias para compartilhar nas redes sociais. Veja alguns dos mais divertidos memes que circularam sobre a abertura dos jogos.
Todas as imagens: Reprodução
*O Canal Olímpico Hypeness foi criado para todos aqueles que são adeptos da transformação, da superação e da inclusão. Para os que viram a história sendo escrita a cada nova medalha e para os que esperam por ela. Neste canal o Hypeness vai contar histórias inspiradoras e atletas que fazem a diferença. E você vai perceber que, muito para lá do esporte, este é um evento de celebração da vida.
Publicidade
O novo capítulo da história do assédio do cantor Mc Biel contra uma repórter do portal iG parece feito para...
Ajudar uma criança a ter um Natal mais feliz está tão simples quanto usar um aplicativo. Até o dia 17 de dezembro,...
O futebol é um evento popular e, por consequência, seria difícil dissociar de movimentações políticas. E se...
Para o próximo dia 8 de março, no Dia Internacional de Luta da Mulher, está marcada a maior greve internacional já...
Reverb - A música pode ser remédio dos mais eficazes para quem padece e sofre – e o grupo Cantareiros leva isso aos...
Se você ainda acredita que cães e gatos são naturalmente rivais, eis aqui mais uma prova de que isso é balela. Eles...
O vestibular é um dos momentos mais importantes e esperados na vida de um jovem. A pressão e as expectativas que vêm...
Nada pode ser mais emocionante do que uma história de separação e reencontro – se a história envolver ainda um...
Um dia, Kimberly Jones precisou buscar o filho Keaton na escola porque ele estava com muito medo de almoçar. O garoto...