Inspiração

Atleta que faz parte do time de refugiados nas Paralimpíadas perdeu a perna tentando ajudar um amigo

por: Redação Hypeness

Síria, 2013. Ibrahim Al Hussein estava em casa, tentando se proteger das bombas que explodiam em sua rua, quando ouviu um amigo que morava na outra calçada gritando por socorro. Não teve dúvidas: deixou o abrigo e foi tentar ajudar. Outra bomba caiu perto dele e arrancou parte de sua perna.

160826115220046_Ibrahim+Al+Hussein+2+credit+UNHCR+Achilleas+Zavallis_1

O tratamento de ferimentos da guerra na Síria não tem as melhores condições: ele foi operado sem anestesia adequada e conta ter acordado duas vezes durante a cirurgia, tendo visto tudo o que estava acontecendo. E foi mandado de volta para casa no mesmo dia.

Em busca de tratamento adequado, deixou a família para trás e viajou para a Turquia. Como lá as condições também deixavam a desejar, arriscou a vida para ir até a Grécia de barco, alternando entre cadeira de rodas e muletas. Foi no campo de refugiados grego que, graças ao esporte, as coisas voltaram a fazer sentido.

Greece. Syrian refugee carries the Olympic flame in Athens

O pai de Ibrahim era professor de natação, e, desde jovem, estimulou o garoto a se dedicar ao esporte. Além das piscinas, ele também competia no judô. O sonho de participar de uma Olimpíada, que parecia distante, se tornará realidade no Rio de Janeiro: aos 27 anos, ele participará das provas de 50 e 100 metros da natação na categoria S10.

Greece. Syrian refugee carries the Olympic flame in Athens

image

Todas as fotos © UNHCR/Yorgos Kyvernitis

*O Canal Olímpico Hypeness foi criado para todos aqueles que são adeptos da transformação, da superação e da inclusão. Para os que viram a história sendo escrita a cada nova medalha e para os que esperam por ela. Neste canal o Hypeness vai contar histórias inspiradoras e atletas que fazem a diferença. E você vai perceber que, muito para lá do esporte, este é um evento de celebração da vida.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Primeiro ‘Museu da Felicidade’ do mundo é inaugurado em Copenhague