Arte

Atletas refugiados recebem homenagem em forma de grafite no Porto Maravilha

por: Vitor Paiva

Muito mais do que somente uma grande competição esportiva, as olimpíadas são um fraterno evento de encontro global, no qual são contadas e assistidas histórias de superação e glórias que não podem ser medidas pela posição em um ranking ou a cor de uma medalha. E uma das mais comoventes presenças das olimpíadas do Rio é da delegação de refugiados – a primeira da história dos Jogos.

RGraf4

Merecedores de todos os tributos, os dez atletas da delegação dos refugiados foram homenageados em uma série de retratos em grafite realizados no corredor artístico do Porto Maravilha, inaugurado nesta quarta-feira, na cidade olímpica do Rio de Janeiro. Os autores da bela homenagem são os artistas Rodrigo Sini e Cety Soledad.

RGraf1

RGraf2

Cada história deles, de abandonar seu país, de ter largado tudo por causa da guerra, é emocionante”, afirma Rodrigo, comovido em poder imortalizar os refugiados. A equipe é formada por atletas do Congo, do Sudão do Sul, da Síria e da Etiópia. “Para mim, eles são os verdadeiros campeões”, afirma Rodrigo, coberto de emoção e razão.

RGraf5

RGraf3

Todas as fotos © Thomaz Silva

Recentemente o Hypeness apresentou a equipe de refugiados da Olimpíada do Rio. Relembre.

*O Canal Olímpico Hypeness foi criado para todos aqueles que são adeptos da transformação, da superação e da inclusão. Para os que viram a história sendo escrita a cada nova medalha e para os que esperam por ela. Neste canal o Hypeness vai contar histórias inspiradoras e atletas que fazem a diferença. E você vai perceber que, muito para lá do esporte, este é um evento de celebração da vida.

Publicidade


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Sandy & Junior encerra 2019 com a 2ª turnê mais lucrativa do mundo