Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Você também achava que ser mulher no Afeganistão não era nada fácil? Se é verdade a gente não sabe, mas uma coisa é certa: a mulherada está melhor representada na política por lá do que aqui no Brasil. É isso mesmo, o Afeganistão tem mais mulheres na Câmara e no Senado, proporcionalmente, do que nosso país tropical.
Entre 193 países, o Afeganistão ocupa o 50º lugar no ranking de representatividade feminina na política divulgado pela União Interparlamentar Internacional (UIP) em junho. A classificação levou em conta o número de mulheres atuantes na Câmara e no Senado (ou em órgãos similares, de acordo com o sistema político de cada país).
Se perguntando qual a posição do Brasil neste ranking? Então aí vai a bomba: estamos na vergonhosa 153ª posição… Aqui, as minas ocupam apenas 12% dos cargos no congresso – no Afeganistão, esse número chega a 27,1%. E olha que por lá as mulheres não podem andar na rua sem a companhia de um homem em alguns locais ocupados pelo Estado Islâmico e só começaram a votar (e consequentemente ser votadas) há 12 anos.
Entre 1996 e 2001, o país viveu sob o regime Talibã e a mulherada não podia frequentar a escola e ainda precisava andar coberta da cabeça aos pés. A diferença é que as afegãs souberam como conquistar seu direito na política constitucionalmente: hoje, 27% dos assentos na Câmara e 16% no Senado (conhecido como Meshrano Jirga por lá) são destinados a elas. Apesar da representatividade no congresso, uma moça solteira ainda não pode tirar passaporte ou documento de identidade e nem viajar sozinha no país.
Ah, e se você estava curioso para saber quais são os países que se saíram bem no ranking, nem pense que foram apenas os países mais desenvolvidos. O campeão dos campeões é Ruanda, em que a mulherada ocupa cerca de 64% dos lugares da Câmara. Na sequência estão Bolívia, Cuba, Seicheles, Suécia e o Senegal. O sétimo lugar pertence ao México – o que aparentemente já assusta bastante aos políticos brasileiros.
Publicidade
O Hypeness bate na tecla da importância da presença de mulheres na política. Cláudio Gottschalk (PDT-RS) deu uma...
A ciência indica que pessoas consideradas bonitas costumam ganhar salários maiores que seus companheiros desprovidos...
Uma das mais jovens vítimas da transfobia na história desse país. Keron Ravach, de 13 anos, foi espancada até a...
O Ministério Público Federal informou, por meio de nota à imprensa, que a criança de 11 anos de idade vítima de um...
Jefferson ‘Tanque’ Silva é um ex-lutador de MMA com vitórias importantes em sua carreira, mas em 2016 ele fez...
Todo dia 11 de outubro é celebrado o Dia Internacional da Menina, data instituída pela ONU que visa propor uma...
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) pediu que o corpo do miliciano Adriano da Nóbrega, ligado à...
O aborto é uma das questões mais polêmicas que existem. Entre manifestações de famosas como Emma Watson e Bruna...
Kéfera está de volta aos cinemas nesta quinta-feira (24). Atriz estrela de Eu Sou Mais Eu, filme que revive bullying...