Sustentabilidade

Com a ajuda de esgoto, egípcios plantam floresta em pleno deserto

por: Redação Hypeness

Um deserto não parece a melhor área para se plantar qualquer coisa, certo? Talvez, mas uma tecnologia inovadora usada no Egito permitiu que uma floresta inteira crescesse onde antes só havia deserto. O mais estranho é que tudo só foi possível usando esgoto.

Para criar a floresta Serapium, pesquisadores egípcios e alemães começaram a trabalhar no início da década de 90, buscando revitalizar 36 pontos de deserto. Porém, era preciso transpor o problema da falta de chuvas – e de água em geral – na região.

egito1

A solução encontrada foi utilizar o esgoto no processo de florestamento. Assim, a água proveniente de uma bacia de drenagem para efluentes de esgoto próxima do Cairo passou a ser utilizada para irrigar as plantações.

Antes de ser usada, a água passa por duas fases de tratamento. Na primeira delas, são retirados os resíduos sólidos, enquanto a segunda é responsável pela inclusão de micróbios e oxigênio visando a decomposição de materiais orgânicos.

egito2

Por não ser uma água altamente tratada, ela não pode ser usada para a plantação de comestíveis – nesse caso, seria necessária uma terceira etapa de tratamento. Mesmo assim, ela resguarda uma alta concentração de fosfato e composto de azoto, que atuam como fertilizantes naturais, fazendo com que as árvores cresçam até quatro vezes mais rápido do que na Alemanha, por exemplo.

Para saber mais sobre iniciativa, dá o play no vídeo abaixo (em inglês):

egito3

egito4

Todas as fotos: Reprodução Youtube

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Tudo o que sabemos sobre o dia em que virou noite em SP por conta das queimadas