Viagem

Como os homens iranianos estão manifestando seu apoio à luta por direitos das mulheres no país

por: Redação Hypeness

Antes da revolução islâmica de 1979, o Irã era talvez a mais progressista das nações do Oriente Médio, inclusive no que dizia respeito à igualdade de gêneros e ao comportamento feminino – ainda que o reinado do xá Reza Pahlavi fosse de natureza ditatorial, as mulheres podiam estudar, se comportar e se vestir como bem entendessem.

Pois não é novidade que o Irã hoje, apesar de não ser como a Arábia Saudita (no Irã mulheres ainda conseguem certos direitos, como votar, trabalhar, se divorciar e até ter a guarda dos filhos), é um dos países com maior desigualdade de gênero no mundo – e, como símbolo de tal dinâmica social, as mulheres são obrigadas a usar o hijab, lenço que cobre os cabelos, além de roupas fechadas que não mostrem pele nem realcem curva alguma de seu corpo.

Foi para combater regras restritivas de gênero que o jornalista iraniano Masih Alinejad lançou a campanha My Stealthy Freadom (Minha Liberdade Furtiva).

Irã4

A campanha consiste em compartilhar fotos de mulheres iranianas com a cabeça descoberta, enquanto homens, em solidariedade, vestem as hijabs utilizando a hashtag #MenInHijab. Para Masih, o hijab é um símbolo das diversas liberdades proibidas pelo governo que obstruem a liberdade da mulher.

Irã7

Nós não podemos tratar as mulheres como objetos”, ele diz. “As mulheres iranianas devem fruir totalmente de seus direitos, e deveriam elas mesmas decidir o que vestir”. A campanha visa mostrar a verdadeira face dos cidadãos iranianos de ambos os sexos, para assim, exigir igualdade de gênero em um Irã “livre, próspero e educado”.

Irã11

Irã10

Irã9

Irã8

Irã2

Irã3

Irã5

Irã6

Irã1

Irã13

Irã12

 © fotos: divulgação

Recentemente o Hypeness mostrou uma série de revistas da década de 1970 que revelam como se vestiam as mulheres iranianas antes da revolução. Relembre.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Bristol, na Inglaterra é nomeada ‘melhor destino gastronômico do mundo’; veja o que comer por lá