Debate

Depois de episódio de racismo, atleta posa abraçado com colega negra e causa polêmica nas redes sociais

12 • 08 • 2016 às 12:19
Atualizada em 12 • 08 • 2016 às 12:55
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Você acorda e encontra no feed de notícias, por acaso, a foto de dois atletas abraçados de maneira super fofa. Nossa, como eles são todos tão amados, né? Que amoooor! ♥ Só que um dos atletas é negro. O outro atleta é branco – e protagonizou um caso de racismo nas redes sociais há apenas um ano.

É claro que as pessoas podem mudar bastante e a gente sinceramente espera que o ginasta da seleção brasileira Arthur Nory tenha evoluído desde a publicação de um vídeo repleto de comentários racistas no Snapchat. O vídeo original não existe mais, mas ele foi reproduzido nesta reportagem do jornal O Globo.

Durante a publicação, Arthur e o atleta Fellipe Arakawa fazem comentários preconceituosos ao lado do colega de seleção Ângelo Assumpção, que é negro. “Seu celular quebrou: a tela quando funciona é branca… quando ele estraga é de que cor? (risos) … O saquinho do supermercado é branco … e o do lixo? É preto!“, comentam no vídeo. Em outro momento, os atletas vão até o quarto de Angelo, que teria ficado chateado com a atitude e chama os companheiros de “falsos”.

CBG Meeting Gin Artistica 18abr14 | Confederacao Brasileira de Ginastica | Santos-SP | Foto: RicardoBufolin/CBG

Foto: RicardoBufolin/CBG

Após a repercussão do caso Arthur Nery publicou um vídeo no Instagram esclarecendo o caso e deu entrevistas dizendo que se tratava de uma brincadeira que havia sido mal interpretada pelo público. [Pausa pra respirar aqui: desde quando racismo é brincadeira, gente?]

Angelo e Arthur eram amigos há anos, mas o episódio estremeceu a relação entre os dois. Angelo decidiu não processar o colega, mas preferiu se afastar da amizade. Posteriormente, o atleta revelou ter sido impedido de falar sobre o caso pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Recentemente, Arthur Nery parece ter esquecido o caso de racismo e posou para fotos com a ginasta americana Simone Biles durante as Olimpíadas. A imagem, divulgada por alguns sites, não passou batido nas redes sociais. Um usuário do Facebook denuncia a hipocrisia da mídia com o caso – a reportagem original já foi deletada. Especula-se que os dois atletas estejam namorando.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness