Debate

Depois de episódio de racismo, atleta posa abraçado com colega negra e causa polêmica nas redes sociais

por: Redação Hypeness

Você acorda e encontra no feed de notícias, por acaso, a foto de dois atletas abraçados de maneira super fofa. Nossa, como eles são todos tão amados, né? Que amoooor! ♥ Só que um dos atletas é negro. O outro atleta é branco – e protagonizou um caso de racismo nas redes sociais há apenas um ano.

É claro que as pessoas podem mudar bastante e a gente sinceramente espera que o ginasta da seleção brasileira Arthur Nory tenha evoluído desde a publicação de um vídeo repleto de comentários racistas no Snapchat. O vídeo original não existe mais, mas ele foi reproduzido nesta reportagem do jornal O Globo.

Durante a publicação, Arthur e o atleta Fellipe Arakawa fazem comentários preconceituosos ao lado do colega de seleção Ângelo Assumpção, que é negro. “Seu celular quebrou: a tela quando funciona é branca… quando ele estraga é de que cor? (risos) … O saquinho do supermercado é branco … e o do lixo? É preto!“, comentam no vídeo. Em outro momento, os atletas vão até o quarto de Angelo, que teria ficado chateado com a atitude e chama os companheiros de “falsos”.

CBG Meeting Gin Artistica 18abr14 | Confederacao Brasileira de Ginastica | Santos-SP | Foto: RicardoBufolin/CBG

Foto: RicardoBufolin/CBG

Após a repercussão do caso Arthur Nery publicou um vídeo no Instagram esclarecendo o caso e deu entrevistas dizendo que se tratava de uma brincadeira que havia sido mal interpretada pelo público. [Pausa pra respirar aqui: desde quando racismo é brincadeira, gente?]

Angelo e Arthur eram amigos há anos, mas o episódio estremeceu a relação entre os dois. Angelo decidiu não processar o colega, mas preferiu se afastar da amizade. Posteriormente, o atleta revelou ter sido impedido de falar sobre o caso pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Recentemente, Arthur Nery parece ter esquecido o caso de racismo e posou para fotos com a ginasta americana Simone Biles durante as Olimpíadas. A imagem, divulgada por alguns sites, não passou batido nas redes sociais. Um usuário do Facebook denuncia a hipocrisia da mídia com o caso – a reportagem original já foi deletada. Especula-se que os dois atletas estejam namorando.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Velhas grávidas: Anna Radchenko combate etarismo com ensaio fotográfico ‘Avós’