Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A cultura machista está em vários cantinhos do nosso dia-a-dia. Basta querer ver para perceber que ele nem é assim tão sutil. Os comentários machistas estão na cobertura das Olimpíadas, na forma como encaramos as mães e também aparece na propaganda há muito tempo. Agora, uma série de tirinhas feministas está mostrando que não há mais espaço para este tipo de comportamento!
São as tirinhas da Guta Garatuja, da brasileira Kaká Aguiar. Desde outubro de 2015, ela cria uma série de quadrinhos da personagem que questionam estereótipos de gênero com muito humor e uma dose de crítica social. Fomos conversar com ela para entender como nasceu a personagem.
“Esse não foi um projeto planejado, pois até então eu nunca tinha pensado em nada parecido. Não sou da área de criação e não sei desenhar, mas sempre gostei muito de humor e a causa feminista costuma estar em pauta nas minhas discussões. E foi após uma dessas discussões que tive com um amigo bastante machista que a Guta nasceu“, conta Kaká.
Ela saiu da discussão pensando em tudo que poderia ter falado mas não falou por perceber que o amigo não estava aberto a construir um novo pensamento. “Senti falta de ter um ‘meme’ que expressasse o que eu estava sentindo para mandar para ele em forma de piada com um fundo de verdade, e foi então que decidi criar minha própria tirinha. Ao criar a primeira, as ideias começaram a fluir e quando eu vi, já tinha criado 7 tirinhas na sequencia e aquele nó na garganta gerado pela discussão havia passado.“, diz.
O sucesso não demorou nada para aparecer: “Na época eu não tinha página da Guta, então eu postava no meu Facebook pessoal e o sucesso entre minhas amigas foi imediato. Recebia várias mensagens com idéias de tirinhas novas e pedidos para eu continuar publicando. Até que resolvi criar uma página no Facebook somente para as tirinhas e a rapidez com a qual a página foi ganhando seguidoras superou todas as minhas expectativas.” Para se ter uma ideia, a página já reúne quase 40 mil seguidores na rede social.
Em tirinhas recentes, ela explica alguns comportamentos masculinos que acabam por disseminar ainda mais a cultura machista, como o manterrupting ou o gaslighting e mostra que sabe a verdadeira importância das tirinhas: “Sinto que a Guta hoje tem a responsabilidade de falar não somente por mim, mas por todas nós“.
Espia só alguns quadrinhos da personagem.
Todas as imagens © Guta Garatuja/Facebook
Publicidade
A agência Van Wanter Etcetera, criou uma campanha para divlugar a "Dutch Book Week", onde livros famosos se...
Quando se trata de gelo, você já viu esculturas incríveis feitas a partir de um único bloco, garrafa de...
A artista Christy Lee Rogers nasceu em Kailua, no Havaí. A água sempre foi parte de sua vida e se tornou o meio ideal...
O leilão da obra icônica de Banksy foi o assunto mais comentado dos últimos dias. Durante evento realizado em...
Ao fim de cada temporada de Game Of Thrones, a crise de abstinência é imediata e inevitável. Assim, ainda que a...
As canadenses Morna E. Gregory e Sian James percorreram os cinco continentes atrás de banheiros que, de alguma forma,...
O Studio Ghibli publicou, nesta quinta-feira (10 de novembro), um misterioso teaser que sugere uma parceria com a...
Se muitas vezes a fotografia é capaz de revelar belezas escondidas a partir de ângulos inesperados, a chegada dos...
Sabemos que a indústria da música muitas vezes não dá espaço para que novos talentos sejam descobertos. Isso...