Karen Walsh, mãe de duas filhas, decidiu procurar um médico para tratar de dores de estômago para as quais não dava tanta importância. Tomou um choque: elas eram reflexo de câncer de cólon. E ficaria pior: além do tumor principal, ela tinha mais oito no fígado e três nos gânglios linfáticos. Mas isso não a impediu de encarar o tratamento com alegria.

Como se não bastasse, a característica dos tumores impede qualquer intervenção cirúrgica, deixando como única opção a quimioterapia, que, como se sabe, tem vários efeitos colaterais. Walsh, que é atriz e participou de algumas produções da Broadway, encontrou um jeito de amenizar os maus pensamentos durante as sessões: atuar.
No começo, ela foi publicando no Instagram fotos do tratamento para conversar abertamente sobre o câncer e a necessidade da prevenção. Depois, quando um amigo e diretor de teatro foi acompanha-la no hospital, surgiu a ideia de fazer o possível para se divertir naqueles momentos complicados.

Karen e seus amigos já foram à quimioterapia imitando filmes famosos, como Forrest Gump, Clube dos Cinco, Liga da Justiça, Star Wars e Harry Potter. Além de divertir a atriz e seus acompanhantes, as fantasias também fazem sucesso com outros pacientes e com funcionários do hospital.

“Isso acaba sendo um mecanismo de defesa para mim mesma”, contou em entrevista. “Às vezes, quando dizem que sou muito corajosa ou inspiradora, fico sem entender, afinal, não sei de que outra forma eu poderia lidar com isso”.
Como nem tudo são flores, ela ressalta que há momentos em que a doença a assusta, mas Karen se esforça para continuar lutando com leveza: “Preciso vencer isso pelos meus filhos. Não tenho outra opção se quiser vê-los se formando, casando ou qualquer outra coisa. Preciso tentar de todas as formas que puder”, conclui.

Rosie, the Riveter

Clube dos Cinco

Thelma & Louise

A Fantástica Fábrica de Chocolates

Rocky

Forrest Gump
Todas as fotos © Karen Walsh