Um grupo de refugiados sírios na Alemanha está desenvolvendo um aplicativo realmente útil para um dos problemas mais proeminentes no atual cenário geopolítico mundial. É o Bureacrazy, um aplicativo que ajuda a resolver os problemas burocráticos e toda a papelada necessária para os imigrantes que chegam na Alemanha.

Grupo de refugiados migrando para a Alemanha
A utilidade do aplicativo não se restringe aos refugiados; qualquer pessoa que esteja desembarcando no país poderá utilizar o Bureacrazy para se informar sobre os documentos necessários, os escritórios oficiais, os formulários a serem preenchidos e impressos, podendo realizar toda essa função em sua própria língua original. O mais incrível é que os desenvolvedores não tinham qualquer estudo sobre softwares antes de chegarem na Alemanha.

O grupo é formado por Ghaith Zamrik, Munzer Khatt ab, Omar Alshafai and Salim Mohammad, todos migrados da Síria no ano passado, fugindo da Guerra em seu país de origem. Desde então, o grupo tem vivido em campos de refugiados e hoteis por Berlim. Enquanto isso, participaram de um curso de integração digital, onde aprenderam a desenvolver aplicativos. E a melhor maneira de aprender é de fato desenvolvendo um – assim nasceu o Bureacrazy.

Os planos do grupo é que o aplicativo seja lançado no dia 01 de janeiro de 2017. Para isso, porém, ainda precisam de profissionais em códigos que o ajudem a finalizar seu produto, e de financiadores, que podem os contatar através de sua página no Facebook.
Num universo muitas vezes pueril, é bonito ver a tecnologia servindo para de fato ajudar os que precisam.

© fotos: divulgação
Recentemente o Hypeness mostrou o hino e a bandeira criados por brasileiros para os refugiados que competirão nas Olimpíadas. Relembre.