Fotografia

Fotógrafa baiana cria série para exaltar a beleza da religião de matriz africana no Brasil

por: Redação Hypeness

O Brasil é o país com a maior população negra fora da África, com em torno da metade de seus habitantes composta por afrodescendentes. Tudo que diz respeito às culturas, hábitos, criações e linguagens é diretamente atravessado, portanto, pela forte presença das tradições africanas trazidas para cá pelos escravos. E com a religião não seria diferente.

 Africa14

A força das religiões africanas no Brasil deriva-se não só dos hábitos desses africanos arrancados de sua terra e sequestrados para trabalhar por aqui, mas também da própria resistência negra, e da luta para que pudessem adorar seus deuses. Num país que se diz laico, até hoje as culturas religiosas africanas são motivos de ataques, preconceitos e injustiças – são ainda culturas de luta.

 Africa10

Com o objetivo de despertar curiosidades e desmontar preconceitos, a fotógrafa baiana Helen Salomão da Silva e Silva, de 21 anos da fé Yorubá, registrou as belezas, a magia e a harmonia do sagrado africano. Helen é de Salvador, a cidade mais negra do mundo fora da África, onde cultura negra e religiosidade africana se afirmam como pilares da própria cidade e sua população.

Africa13

Africa12

Africa11

Africa9

Africa8

Africa7

Africa6

Africa5

Africa4

Africa3

Africa2

Africa1

Todas as fotos © Helen Silva

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ela fotografou mulheres com seus gatos para combater o estereótipo da ‘louca dos gatos’