Arte

Governo italiano oferece bônus de R$ 1.800 para jovens gastarem em cultura

por: Redação Hypeness

Se a juventude e a cultura são o futuro de um país, a Itália deu um passo certo com sua mais nova medida nessa direção. O governo italiano do primeiro ministro Matteo Renzi destinará 500 euros (aproximadamente 1.800 reais) para todo e qualquer jovem nascido em 1998 (e que, portanto, completará 18 anos este ano) do país – tanto nascidos na Itália quanto residentes legais – para serem consumidos exclusivamente em bens culturais pelo período de um ano. O “bônus da cultura” poderá ser gasto em entradas de museus, teatros, cinema, concertos, sítios arqueológicos, exposições, feiras, música ou livros.

Museu de Arte de Milão Museu de Arte de Milão

O acesso ao bônus se dará através de um aplicativo chamado 18app. Imediatamente após se obter as credenciais para o acesso, o valor é transferido e o aplicativo oferece as diferentes opções para se gastar até dia 31 de dezembro de 2017, data limite para o uso do crédito. O governo promete um vasto catálogo para se investir, indo de produtos físicos até ingressos. O projeto beneficiará, segundo as autoridades, quase 600 mil jovens, num custo de 290 milhões de euros (em torno de 1 bilhão de reais).

Italia2

A medida entra em vigor no dia 15 de setembro, junto do início do ano escolar, e foi aprovada apesar da crise econômica que o país atravessa. O projeto visa permitir aos próprios jovens a autonomia da decisão sobre o que consumir, enviando a mensagem da importância da cultura para a vida adulta e para o país como um todo, garantindo assim um futuro mais rico em integração social.

Capela Sistina, no Museu do Vaticano Capela Sistina, no Museu do Vaticano

E não para por aí: está previsto para 2017 a mesma medida para que professores complementem sua formação.

Italia4

Dona de um dos passados mais ricos culturalmente de todo o planeta, a Itália age para que seu futuro também seja próspero e rico em todas as artes.

David, de Michelangelo David, de Michelangelo

© fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Corre! Fernanda Montenegro estrela peça por R$ 5 no Theatro Municipal