Cobertura Hypeness

Incríveis esculturas de LEGO do artista Nathan Sawaya ganham mostra em SP

por: Brunella Nunes

Montar e desmontar peças de tijolinhos coloridos foi parte da infância de muita gente. A atividade lúdica que transformou todas em engenheiras e arquitetas por um dia ganha novos patamares na mostra “The Art of the Brick“, que revela esculturas de Lego feitas pelo artista Nathan Sawaya. Impressionantes no tamanho e precisão das formas, estarão expostas na Oca do Parque Ibirapuera a partir do dia 11 de agosto. O Hypeness foi conferir como é viver neste “mundo em pixels”.

Formado em Direito, o norte americano pouco exercia dentro da profissão a criatividade e imaginação que pautaram sua infância em meio a peças de Lego. Insatisfeito, abandonou a carreira a 16 anos atrás para fazer o que muitos adultos gostariam: voltar a brincar. Mais do que isso, liberou seu artista interior para transformar a brincadeira em paixão de grandes proporções e texturas.

Tal processo está estampado em uma das esculturas mais legais da exposição, Self, praticamente uma réplica de si mesmo feita com 14 mil peças  do brinquedo. O mesmo acontece com Grasp, escultura de uma figura tentando se desprender de uma parede enquanto braços tentam segurá-la. “É uma obra importante para mim, pois fala sobre minha história”, descreve o artista plástico.

Nathan-Sawaya

EsculturasLego-22

Colocada numa área que expõe emoções e sentimentos humanos, todos montados em Lego, é parte de uma das alas mais incríveis, desconcertantes e interessantes da mostra. Afinal, blocos coloridos nas mãos de adultos podem ganhar um significados mais complexos. As explicações sobre cada uma das esculturas são como se o próprio Nathan tivesse ao lado, dizendo de forma simples e resumida o que cada uma delas representa, facilitando o entendimento do público. Também está disponível um audioguia em português.

Nos 1.800 m² da Oca se encontram os vários processos e facetas do artista, incluindo Yellow, a mais famosa de todas, que aparece como corpo da cantora Lady Gaga no vídeo G.U.Y. Outro destaque é um enorme esqueleto de Tiranossauro feito com 80 mil peças em um verão inteiro foi feito para o deleite de público infantil e um desafio para Nathan, que o montou em 14 partes a partir de um pequeno brinquedo de dinossauro.

EsculturasLego-34

EsculturasLego-43

A mostra também reúne retratos de personalidades como Pelé, Jimi Hendrix e Bob Dylan, além de fascinantes réplicas de grandes mestres da arte, que é outro ponto alto da atração. Ali podemos ver sob um novo olhar e dinâmica obras como O Pensador, de Auguste Rodin, A Noite Estrelada, de Van Gogh, O Grito, de Edvard Munch, o vitral da face norte da Catedral de Chartres, na França e muitas outras obras de arte dos séculos passados montadas com Lego.

Divertida, lúdica e impressionante, a mostra tem um tanto de complexidade que a torna muito mais do que parece ser. Para quem tem olhos atentos e tempo de ler, é possível mergulhar neste universo de Lego e descobrir um grande nome da cultura pop.

EsculturasLego-5

EsculturasLego-11

EsculturasLego-8

EsculturasLego-2

EsculturasLego-3

EsculturasLego-9

EsculturasLego-17

EsculturasLego-13

EsculturasLego-16

EsculturasLego-12

EsculturasLego-15

EsculturasLego-27

EsculturasLego-33

EsculturasLego-31

EsculturasLego-26

EsculturasLego-28

EsculturasLego-32

EsculturasLego-38

EsculturasLego-41

EsculturasLego-39

EsculturasLego-42

EsculturasLego-35

EsculturasLego-37

The Art of the Brick por Nathan Sawaya @ Oca do Parque Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 3 – Ibirapuera, São Paulo – SP
Horários: terça a domingo, das 11h00 às 20h00 | Bilheteria até 19h00

Ingressos: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia entrada) à venda online neste link.
ou na bilheteria. Evite filas, compre pela internet.

Todas as fotos © Brunella Nunes

coberturahype

Publicidade


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Conversamos com o brasileiro criador dos efeitos visuais de ‘Detetive Pikachu’