Debate

Post explica como a obsessão pelo sucesso leva a tragédias como a da família morta no RJ e viraliza na web

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Nesta segunda-feira (29) repercutiu a notícia de uma família encontrada morta em um condomínio na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A suspeita é que Nabor Coutinho de Oliveira Júnior, de 43 anos, tenha matado a mulher, Laís Khoury, de 48, a facadas. Em seguida ele teria atacado os filhos Arthur, de 7 anos, e Henrique, de 10, com golpes de marreta, jogando ambos do 18º andar, onde moravam, e se atirado logo em seguida.

familia
Nabor ao lado dos dois filhos/ Reprodução: Facebook

Segundo a investigação que encontrou uma carta escrita à mão por Nabor, o ato de desespero teria sido motivado por dificuldades financeiras e profissionais. Diante de centenas de comentários indignados que invadiram as redes sociais criticando a atitude do homem, uma internauta foi capaz de interpretar o fato de maneira bastante humana e sensível.

carta

Publicidade

Num post que teve mais de 17 mil compartilhamentos e 40 mil curtidas, Gabriela Moura citou questões reais às quais inúmeras pessoas são submetidas diariamente. Uma delas seria a problemática da saúde mental dos funcionários deliberadamente ignorada pelas empresas e a outra, a intensa cobrança social para que as pessoas sejam bem-sucedidas a qualquer custo conforme rege o modelo capitalista.

Em um dos trechos da publicação, ela fala sobre o estilo de vida que nos impulsiona a ser obsessivo por dinheiro e por conquistas: “O discurso empreendedor de grandes nomes da consultoria empresarial, que aconselham você a usar seu tempo livre para produzir mais e assim ter mais dinheiro a médio e longo prazo. Lazer é vagabundagem, evite. Dormir é preguiça, evite. Estudar é preciso, corra atrás, compre cursos caros e parcele, se for necessário”.

O nosso modo de vida está nos matando. Alcoolismo, abuso de outras substâncias, depressão, ansiedade, perda do senso de coletividade, tudo isso, se investigado a fundo, tem a mesma gênese, que é o atual sistema econômico, que é vendido como sucesso e único caminho possível para o conforto e prosperidade”, continua.

Veja abaixo a publicação completa:

Todas as imagens: Reprodução Facebook

Publicidade Anuncie


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Criticada, OAB cita ‘embasamento jurídico’ em desfile de crianças para adoção