Inovação

O primeiro orgasmo feminino da história do cinema foi protagonizado por uma atriz, engenheira e inventora

por: Redação Hypeness

Hedwig Eva Maria Kiesler, ou Hedy Lamar, como ficou conhecida mundo à fora, ficou famosa não só por ser uma das mulheres mais bonitas da história do cinema, mas também por seu espírito revolucionário, dentro e fora das telas. Com apenas 19 anos, estreou Êxtase, sob direção de Gustav Machatý.

O filme, revolucionário para a época, foi o primeiro a abordar a infidelidade cometida por uma mulher e a mostrar nu frontal, mas tornou-se polêmico por outro motivo. Era a primeira vez que a sétima arte mostrava o rosto de uma atriz durante o orgasmo. Causou tanto rebuliço na época que chegou a ser condenado pelo Papa Pio XI, além de ser censurado em inúmeros países.

Na época, Hedy era casada com um rico empresário do ramo das armas, Friedrich Mandl, que tentou, em vão, comprar todas as cópias do filme para destruí-las. Friedrich foi o primeiro de seis maridos que Hedy teve ao longo da vida. Contam as más línguas que sua relação com ele poderia ser comparada a uma prisão, já que o marido a trancava em casa por dias, além de a proibir de atuar em vários trabalhos.

H_L_hedy-lamarr-nude

lamarr

Mas Hedy, sempre a frente do seu tempo, aproveitou a “oportunidade” para estudar engenharia, tornando-se cientista e inventora. Se hoje temos Wi-Fi, é graças a ela que, usando os princípios de notas musicais no piano, criou um sofisticado aparelho que causava interferência em rádios para despistar radares nazistas. Junto com seu parceiro de invenções, o pianista George Antheil, patenteou o projeto em 1940. Seu “frequency hopping” ajudou a criar bases para tecnologias de rede sem fio e móveis, como Bluetooth, GPS e Wi-Fi. Que mulher!

hedy-lamarr-young

Imagens © Divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Loja em Seattle cria programa para reciclar embalagens de maconha