Debate

Jogadoras da seleção feminina de futebol jogaram mais de um ano sem contrato assinado pela CBF

por: Redação Hypeness

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 acabaram, mas a gente ainda continua se surpreendendo com as notícias que chegaram antes, durante e depois do evento. Segundo uma apuração do EspnW, algumas jogadoras da seleção feminina de futebol jogaram durante mais de um ano sem contrato assinado pela Confederação Brasileira de Futebol.

Uma seleção permanente de futebol feminino havia sido criada no início de 2015 pela CBF com o objetivo de competir na Copa do Mundo de 2015 e nas Olimpíadas deste ano. Ao integrar a seleção, as atletas deveriam se dedicar exclusivamente à equipe, deixando seus clubes. Em contrapartida, elas seriam contratadas pela entidade – o que nunca ocorreu.

A apuração realizada pela EspnW é de julho deste ano, mais de um ano depois da promessa ser realizada. Durante todo este período, as atletas da seleção feminina de futebol ficaram sem benefícios e estariam recebendo o salário todos os meses por meio de acordos informais. De acordo com as jogadoras, este não era o acordo prometido, que incluiria o registro na carteira de trabalho.

futebol1

Foto: Julian Finney/Getty Images

Segundo informações da Cláudia, o coordenador de futebol feminino da CBF, Marco Aurélio Cunha, confirmou que as atletas não teriam um contrato assinado porque, na época, havia a desconfiança de que elas poderiam perder o benefício Bolsa Atleta, oferecido pelo Governo Federal. Ele afirmou também que os salários estariam sendo pagos e que as jogadoras preferiram não assinar o contrato profissional.

Apesar disso, as atletas Rosana Augusto, Andreia Suntaque e Gabi Zanotti negaram essa versão e disseram ter inclusive entregue sua carteira de trabalho para ser assinada, além de pressionar a confederação para cumprir com o prometido. Apesar de compor a seleção permanente de futebol, as três jogadoras não foram convocadas para participar das Olimpíadas.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Quem foi o camponês símbolo da luta contra agrotóxicos morto por doença provocada por veneno