Os Jogos Olímpicos são o grande momento da vida para vários atletas, e eles estão dispostos a dar tudo o que puderem na busca pelas medalhas. Mas poucos arriscam tanto quando a indiana Dipa Karmakar, que virá ao Rio de Janeiro para competir na Ginástica Artística.
Sua grande estratégia para entrar na briga pelo pódio é tentar o salto conhecido como Produnova, o movimento mais difícil da modalidade, tão perigoso que alguns o chamam de “salto da morte”. Apenas cinco atletas conseguiram fazê-lo em competições até hoje, sendo a russa Elena Produnova a primeira – por isso o nome da acrobacia.
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=Em8UZxWjc_4″ width=”628″]
O salto consiste em uma reversão – o apoio das mãos na mesa – e dois mortais grupados para a frente – cambalhotas aéreas com as pernas flexionadas. A primeira a tentar o movimento foi Choe Jong Sill, em 1980, mas só em 1999 Produnova conseguiu realizá-lo.


Na Ginástica Artística, as notas são divididas entre Dificuldade e Execução, e quem tenta o Produnova já parte com a nota máxima, 7, na primeira. Só de conseguir aterrissar com os pés o salto já é válido, garantindo no mínimo mais 7 pontos – ou até 10, dependendo da qualidade da acrobacia. Se a atleta cair de bunda, por exemplo, leva um 0 na Execução.


O problema é que as ginastas podem falhar e aterrissar com as costas, ou pior, o pescoço, no chão, o que poderia levar a lesões gravíssimas na coluna, que poderiam até levar à morte. É por isso que algumas pessoas defendem o banimento do Produnova. Dipa Karmakar obviamente não é uma delas, e passou os últimos anos se preparando para executá-lo com perfeição no Rio, impulsionando suas chances de medalha. Será que ela vai conseguir?
[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=FpjUaUL6qEk” width=”628″]
A queda da egípcia Fadwa Mahmoud reacendeu os pedidos pelo banimento. Mesmo parecendo uma aterrissagem perigosíssima, ter tocado o chão com os pés lhe rendeu a ótima nota de 14.950.
*O Canal Olímpico Hypeness foi criado para todos aqueles que são adeptos da transformação, da superação e da inclusão. Para os que viram a história sendo escrita a cada nova medalha e para os que esperam por ela. Neste canal o Hypeness vai contar histórias inspiradoras e atletas que fazem a diferença. E você vai perceber que, muito para lá do esporte, este é um evento de celebração da vida.