Debate

Muçulmano tira foto de freiras na praia para defender o uso do ‘burquini’ e causa polêmica nas redes

por: Gabriela Alberti

Recentemente, várias cidades da França acataram uma medida que veta o uso do burquíni, o traje de banho islâmico, em várias praias do país. A polêmica decisão foi amplamente discutida e criticada, levantando a dúvida de que se esse não seria mais um caso de islamofobia.

Para justificar a proibição, o primeiro ministro Manuel Valls disse que “as roupas não seriam compatíveis com os valores da França e da República”, pedindo que a população compreendesse e apoiasse o veto.

burquini2

Mas a proibição não é unânime nem na França, nem no exterior. O ministro italiano Angelino Alfano disse que a decisão é inapropriada, podendo ser até mesmo ser perigosa, e vários jornais europeus fizeram duras críticas à medida, julgando-a altamente discriminatória.

E, em meio a essa polêmica toda, o imã de Florença Izzedin Elzir postou em seu perfil numa rede social uma foto que mostra oito freiras em uma praia, todas vestidas com seus hábitos. Sua intenção era criar um debate positivo, ao mostrar que “alguns valores ocidentais vêm do cristianismo e que, observando as raízes cristãs, também há pessoas que se cobrem quase totalmente”, conforme explicou ao canal de televisão Sky TG24.

13995547_175826012838734_5327757758935577140_o

Apesar da boa intenção, Izzedin recebeu centenas de comentários negativos, criticando a comparação feita. A foto foi compartilhada mais de três mil vezes e bloqueada pelo Facebook horas depois, devido a inúmeras denúncias feitas por usuários.

Imagens © Anoek De Groot/AFP e Reprodução Facebook

Publicidade


Gabriela Alberti
Aquariana, curitibana, canhota e (só um pouco) teimosa. Curiosa desde o berço, tô sempre em busca de novidades, da senha do wi-fi, de novas séries para virar o fim de semana e de passagens promocionais para, quem sabe um dia, dar a volta ao mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Nego Ney e outros famosos de até 13 anos terão contas apagadas do Instagram