Inspiração

Nadador etíope acima do peso fica em último lugar na prova e recebe ovação de pé

por: Redação Hypeness

Esse é o tal do espírito olímpico. E é maravilhoso!

Robel Kiros Habte é provavelmente o ‘único nadador profissional da Etiópia‘. “Ser nadador lá não é comum. Todas as pessoas vão para a corrida. Eu achei a natação e gostei. Queria fazer um esporte diferente“, conta o jovem de 24 anos. E foi através desse esporte que o dia 09 de agosto de 2016 vai ficar em sua memória para todo o sempre.

Ao contrário de todos os outros nadadores em competição nas Olimpíadas do Rio, Robel não tem o corpo padrão, os músculos tonificados ou as costas saradas. Na verdade, ele tem aquilo que muitos chamam de ‘Dad Bod‘, algo como “corpo de paizão”, o que envolve uma barriguinha proeminente. E foi assim que ele chamou a atenção da arquibancada.

RobelRJ1

Como seria de esperar, Robel não ficou perto de vencer a prova: na verdade, seus 100 metros livres terminaram com 10 segundos de atraso para o atleta adiante, e 17 para o vencedor, Kyle Chalmers. Mas ele conquistou muitas outras coisas: o sonho de participar de uma Olimpíada, de nadar com os melhores do mundo, o orgulho de representar uma nação que enfrenta várias dificuldades, a admiração do público do Estádio Aquático, que olhava e rejubilava com a força de um homem capaz de desafiar qualquer ideia pré-concebida.

O momento da chegada de Robel, e a forma como o público vibrou com isso, é a prova de que muito para lá do esporte, este é um evento de celebração da própria vida.

Robel não consegue viver de ser nadador profissional, então virou treinador na Etiópia. E não conteve a emoção na hora de falar sobre essa participação histórica nas Olimpíadas: “É uma edição de Jogos Olímpicos, é grande, e eu estou muito feliz. Acho que a Olimpíada é o sonho de todos os atletas. É assim para mim.”

Como não amar?

RobelRJ2

Todas as fotos © Reuters

*O Canal Olímpico Hypeness foi criado para todos aqueles que são adeptos da transformação, da superação e da inclusão. Para os que viram a história sendo escrita a cada nova medalha e para os que esperam por ela. Neste canal o Hypeness vai contar histórias inspiradoras e atletas que fazem a diferença. E você vai perceber que, muito para lá do esporte, este é um evento de celebração da vida.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Projeto digitaliza mais de 100 mil discos de vinil para disponibilizá-los online