Debate

Frei Betto explica que não há fundamento bíblico para excluir mulheres do direito de serem bispas ou papisas

por: Redação Hypeness

Em artigo para o jornal O Globo, recentemente Frei Betto olhou de frente para um dos mais espinhosos temas enfrentados pela igreja católica: o impedimento às mulheres de ocuparem altos títulos – inclusive, porquê não, de papisas em potencial – dentro da estrutura da igreja. No mundo de hoje, há ainda sentido em proibir as mulheres tal possível ascensão sem que seja por nada além que machismo e manutenção de poder?

© divulgação

Frei Betto prepara o terreno dessa questão lembrando que o próprio Papa Francisco nomeou uma comissão para avaliar se mulheres devem ou não ter acesso ao diaconato – e que em diversos países, inclusive o Brasil, já existem religiosas que podem presidir matrimônios e celebrar batismos, ainda que não sejam oficialmente diaconisas.

© divulgação

A grande afirmação de Frei Betto em seu texto, no entanto, é frontal e direta: a de que não existe fundamento bíblico algum que justifique a exclusão das mulheres do sacerdócio – o único impedimento seria de fato a cultura patriarcal que domina a igreja desde os primeiros séculos do cristianismo e até hoje. Logo, não há justificativa para a misoginia dentro da instituição.

Um dos mais importantes nomes da Teologia da Libertação – corrente cristã que defende a opção dos evangelhos pelos mais pobres como ponto essencial, se valendo, para isso, das ciências humanas e sociais – Frei Betto foi por duas vezes preso durante a ditadura militar (a segunda detenção o manteve encarcerado por quatro anos). Frei Betto é premiado no mundo inteiro por sua atuação em favor dos direitos humanos e dos movimentos populares.

© Leandro Taques © Foto: Leandro Taques

Para o Frei, é chegada a hora da Igreja permitir aflorar esse lado feminino e dialogar diretamente com o mundo de hoje, a igualdade de gênero e essa metade feminina da população.

Clique aqui para ler o artigo completo.

© fotos: divulgação

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Yudi diz que saía do ‘Bom Dia & Cia’ para prostíbulo: ‘Responsabilidades que não eram para criança’