Viagem

NASA termina experimento que simulou vida em Marte durante um ano em vulcão isolado

por: Redação Hypeness

Um grupo de cinco cientistas passou o último ano trancado dentro de uma tenda de pouco mais de 350 metros quadrados, tendo de extrair água de um sólido árido, ao lado de um vulcão, a 2500 metros de altitude no Havaí. Para sair da tenda, somente com uma roupa espacial. Não, não se trata de um bizarro reality show, mas sim de uma simulação aproximada de como seria uma expedição humana em Marte.

Marte4

A experiência foi chamada de HI-SEAS, e curiosamente, ao ser questionada sobre qual o principal conselho que daria para os futuros astronautas a desbravam nosso planeta vizinho, uma das cientistas envolvidas no projeto devolveu uma resposta mundana e banal: “Traga algo para fazer. Algo grande, pois o tédio é o maior inimigo – além, é claro, do resto da equipe”, ela disse, às gargalhadas. Essa foi a mais longa simulação do tipo.

Marte7

Marte8

Marte3

A equipe pôde acessar à internet, mas com um atraso de 20 minutos para simular o tempo que leva para se trocar uma mensagem de Marte para a Terra. Em dado momento, o equipamento de extração de água quebrou, o que exigiu do grupo de então desconhecidos uma união especial.

E um dos membros conta que a experiência foi tão intensa que sonhava com estar de volta à Terra, mesmo sem jamais ter saído sequer dos EUA.

Marte5

Marte6

Eu tinha sonhos despertos, momentos em que, por um instante, me via em algum lugar na terra. Uma esquina em Nova Iorque onde comprava Falafel, por exemplo. Então eu piscava, e desaparecia. Eram como flashes da Terra”.

Quando iremos à Marte ainda é uma incógnita, mas as inscrições para a próxima experiência na versão havaiana do planeta vermelho já estão abertas.

Marte2

Marte1

© fotos: divulgação

Recentemente o Hypeness mostrou o acervo de mais de 8 mil fotos em alta divulgado pela NASA das missões Apollo. Relembre.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Os 10 hotéis mais hypados para você conhecer na próxima década