Debate

‘Nasça branca da próxima vez’: essa mulher foi presa por agressões racistas no RJ mas já saiu em liberdade

por: Redação Hypeness

UPDATE: A matéria abaixo foi publicada pelo Hypeness na última terça-feira, 30 de agosto. A agressora, identificada como Sonia Rebello Fernandez, é pedagoga e foi presa por injúria racial. Porém, após pagar R$ 500 de fiança, vai responder em liberdade, contribuindo mais uma vez para a sensação generalizada de impunidade de quem propaga o racismo. Leia a história completa abaixo:

Um vídeo publicado no Facebook na tarde desta segunda-feira (29) por um internauta vem repercutindo bastante, mas infelizmente, pelos motivos errados. A sequência, gravada na Praia da Reserva, no bairro do Recreio (Rio de Janeiro), possui pouco mais de 1 minuto de duração e mostra uma mulher na casa de seus 50 anos – já identificada – agredindo verbalmente uma outra por conta da cor de sua pele.

Demonstrando estar transtornada, a agressora chama a mulher, Sulamita Mermier, que não aparece no vídeo, de ‘mulata’, ‘complexada’ e grita para que ela ‘nasça branca da próxima vez’.

Não tenho culpa de você se sentir agredida por ser mulata, amor. Você é uma complexada. Nasça branca. Você nasceu mulata. Fazer o quê?”, afirma mulher no vídeo. “Você é uma complexada por ter cabelo duro”, grita em outro trecho.

racista2

O vídeo foi publicado por um conhecido da mulher agredida com ofensas raciais e o post acrescenta informações sobre o que teria acontecido. “Eu cheguei na praia e ela começou falando para família dela ‘não sei porque preto pega sol’ e que ‘preto era sub-raça’”. Sonia Rebello Fernandez, a agressora, afirmou que “pagava um condomínio caro” e que “suburbanos deveriam procurar outra praia”. Sulamita seria não apenas uma suburbana, mas “encardida”.

O autor da publicação afirmou que a agressora o ameaçou por tê-la filmado. Até o momento, o vídeo já foi assistido quase 2,5 milhões de vezes e teve cerca de 32 mil compartilhamentos.

Assista:

Todas as imagens: Reprodução

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Diretores pedem vistas e votação de propostas sobre cannabis é adiada na Anvisa | coluna: Viviane Sedola #2