Hypeness
Menu Fechar
Fechar
por: Vicente Carvalho
Um dos temas que mais nos fascinam são como os hábitos, costumes e culturas de uma determinada população influenciam em muitos comportamentos do coletivo.
O que é “feio”, “bonito”, “belo” ou de “bom ou mau gosto” é tão relativo e passível de contexto que não cabe a nós dar opiniões fechadas e sem abertura para conversa, pois certamente caíremos apenas no abismo da opinião vazia.
Por exemplo: ter uma barriga sarada, peso na medida, alimentação certinha é um perfil perseguido por milhões de pessoas ao redor do mundo – que, aliás, é super válido.
Mas tem um lugar no mundo que esse ideal passa longe do corpo esguio e da barriga tanquinho, e ele é em Bodi, na Etiópia. Nesta região africana, que é habitada pela tribo Me’en, quanto maior for a barriga do homem, mais ele é considerado por sua comunidade. “Toda criança quer ser um dos homens gordos” disse o fotógrafo francês Eric Lafforgue ao Daily Mail, complementando ainda que eles são tratados como heróis por conta do seu peso elevado.
Eles têm um costume chamado cerimônia do Ka’el, que acontece em junho, e onde cada família deve indicar, seis meses antes, um homem solteiro para ingressar no concurso que elege o mais gordo da tribo. Nas semanas e meses antes da eleição, o candidato passa por uma dieta de engorda, com um ingrediente “especial”: sangue e leite de vaca, com o intuito de deixar o membro da tribo ainda mais rechonchudo.
Por ser uma região de temperatura elevada, os participantes têm que consumir rapidamente cerca de 2 litros da mistura de leite e sangue antes que o produto fique sólido. O candidato fica isolado e sem relações sexuais até a data da cerimônia, mas todos os alimentos são levados por mulheres da tribo.
“Os homens gordos bebem leite e sangue o dia inteiro. Alguns ficam tão gordos que não conseguem nem andar mais”, disse o fotógrafo em outro trecho da entrevista.
Uma vez que o homem mais gordo foi escolhido, a cerimónia termina com o abate de uma vaca usando uma enorme pedra sagrada. Posteriormente, os anciãos da aldeia inspecionam então o sangue do estômago do boi para ver se o futuro vai ser brilhante ou não.
Após a cerimônia, as vidas dos homens que participaram do Ka’el voltam ao normal e eles começam a perder suas enormes barrigas depois de algumas semanas comendo com moderação, mas quando já se tornaram heróis na tribo. Algumas semanas mais tarde, a geração seguinte de homens barrigudos de Bodi será escolhida e o ciclo começará novamente.
Veja algumas fotos de toda a cerimônia:
Todas as fotos © Eric Lafforgue
Publicidade
O projeto foi aprovado há sete anos, mas só agora ganha vida – The Kelpies é o nome de uma escultura constituído...
A temporada de avistamento de baleias está começando em Santa Catarina e os primeiros cetáceos já chegaram ao...
Há três anos uma cadela abandonou seus nove filhotes de huskies siberianos. Quando isso aconteceu, o proprietário...
A ideia surgiu por causa do aniversário de 116 anos de Belo Horizonte, através da agência Lápis Raro. Pra...
O Airbnb se tornou em pouco tempo uma das empresas preferidas dos viajantes. Com um papel fundamental na vida de...
Em meio a todo o polêmico debate sobre o controle de acesso às armas nos Estados Unidos, uma mãe norte-americana...
Se você já se encantou ao ver as fotos da escultura La Mano, localizada em Punta del Este, no Uruguai, então pode se...
O que acontece quando um fotógrafo resolve retratar pessoas que vivem em meio à natureza? Além de uma série...
Diariamente somos bombardeados com notícias sobre os mais de 4 milhões de refugiados sírios e sua situação...
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.