Debate

Nome ‘Palestina’ não aparece no Google Maps, denunciam jornalistas

por: Redação Hypeness

Se você não está no Google, você não existe, é o que dizem por aí. Agora, um sindicato acaba de denunciar a gigante de tecnologia de eliminar a Palestina da face da Terra do aplicativo Google Maps. A denúncia partiu do órgão denominado Fórum de Jornalistas Palestinos.

A polêmica não é nova, tendo começado há cinco meses, mas ganhou repercussão nesta semana. Na época, uma petição no site Change.Org pedia ao Google para incluir novamente a Palestina em seu mapa. O documento já conta com mais de 200 mil apoiadores.

Atualmente, quem realiza uma busca por “Palestina” no aplicativo é direcionado para um close do território. Porém, não há menção ao nome ou qualquer outra informação que faça referência oficialmente à Palestina. Quando a busca é realizada pela palavra Cisjordânia, o site destaca o território em vermelho, o mesmo acontece quando buscamos a expressão Faixa de Gaza. Em nenhum dos casos os nomes dos territórios são mostrados no mapa, embora na Faixa de Gaza seja possível ver em destaque o nome da cidade de Gaza.

Busca por “Palestina”

palestina1

Busca por “Cisjordânia”

palestina2

Busca por “Faixa de Gaza”

palestina3

Segundo comunicado divulgado pelo Fórum de Jornalistas Palestinos, o sindicato atribuiria o sumiço do nome da Palestina do mapa a um “plano israelense para firmar seu nome como Estado legítimo nas gerações futuras e abolir o nome da Palestina para sempre”. No mesmo documento, a diretora da entidade, Musa Shaer, pede que o Google se retrate pelas mudanças realizadas na ferramenta.

O Estado da Palestina é reconhecido por organismos internacionais em todo o mundo, sendo um observador não-membro da ONU desde 2012.

Publicidade


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Bailarina Ingrid Silva faz a pergunta que não quer calar: por que o brasileiro não se considera latino?