Arte

O programa de rádio de duas horas feito por Iggy Pop em homenagem a Bowie é histórico; escute

por: Vitor Paiva

Publicidade Anuncie

Conforme o tempo passa e os ecos da estadia de David Bowie no planeta terra reverberam cada vez mais, a marca do artista vai se tornando ainda maior, mais sólida e importante. Como se não bastasse tudo que já foi dito, não é exagero, por exemplo, afirmar que Bowie é também um dos pais do punk, e por um motivo claro, ainda que indireto: sem David Bowie não teríamos Iggy Pop.

IggyBowie6

O próprio Iggy afirmou, em sua primeira declaração após a morte do amigo, que Bowie, o “ressuscitou”. “Ele era mais um benfeitor que um amigo, da maneira como a maioria das pessoas pensa em amizade. Ele deu um passo além para me presentear com um carma positivo”, afirmou Pop. Para relembrar e sublinhar sua gratidão, saudade e admiração, Iggy Pop realizou um programa de duas horas de duração na radio BBC 6, chamado “Iggy Confidential”, inteiramente composto pela obra de Bowie, assim como histórias e relatos pessoais de Iggy e sua relação com o amigo.

IggyBowie10

A gratidão e o amor de Iggy por Bowie se justificam em diversos casos: Foi Bowie quem produziu o terceiro disco da banda de Iggy, os lendários Stooges, em 1973 – o icônico Raw Power, indiscutivelmente um dos pilares do que viria ser a sonoridade punk – e conseguiu um contrato para Iggy, já em carreira solo, com uma gravadora. Depois, Bowie carregou o amigo – então em uma relação intensa e turbulenta com as drogas – para uma turnê, e produziu e escreveu com Iggy as canções do disco de estreia de Iggy Pop solo: The Idiot, de 1977.

IggyBowie5

Quando se mudou para Berlim para realizar sua famosa trilogia na capital alemã, Bowie separou um quarto para Iggy em seu apartamento. Morando juntos, eles escreveram e produziram o Segundo disco de Iggy, Lust for Life, de 1977 – que garantiria o único grande sucesso comercial do cantor. Bowie toca teclados e canta no disco.

IggyBowie7

Por tudo isso, é fácil de compreender a admiração e gratidão de Iggy Pop. Era como se Bowie ficasse mais forte e melhor com o sucesso de um amigo como Iggy Pop. Além do afeto e da admiração, Bowie via em Iggy Pop um aliado, um igual, e queria que os seus também tivessem um lugar ao sol, e fossem parte do novo cenário musical que ele próprio construiu.

David Bowie, Iggy Pop e Lou Reed David Bowie, Iggy Pop e Lou Reed

O programa da BBC ficará no ar para ser ouvido por mais 23 dias e, assim como Iggy – e por causa de Iggy – nós também só temos a agradecer.

IggyBowie9

IggyBowie8

IggyBowie3

IggyBowie2

IggyBowie1

© fotos: divulgação

Recentemente o Hypeness homenageou David Bowie e sua história. Relembre.

Publicidade Anuncie


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Os Simpsons podem ter previsto os últimos capítulos de Game of Thrones